Há uns anos, todos queríamos vestirmo-nos bem na noite de Natal e hoje parece que a tradição de encontrar uma camisola feia, com motivos natalícios, está na moda e s grandes cadeias de confecção de roupa estão atentas a esta tendência.

De renas com textura até pinheiros de Natal com luzes os portugueses estão a ficar cada vez mais rendidos a esta moda. Mas afinal onde nasceu esta tradição?

Trata-se de uma tradição norte-americana (Estados Unidos da América e Canadá), mais propriamente do National Ugly Christmas Sweater Day [Dia Nacional da Camisola Feia de Natal em tradução livre], que se celebra na terceira sexta-feira em dezembro de cada ano. Neste dia, crianças e adultos têm de abdicar das suas roupas e vestir uma camisola feia com motivos natalícios.

Porém, este ritual não é assim tão antigo, tendo sido iniciado em dezembro de 2011, quando um grupo de estudantes da Universidade de San Diego decidiu criar um site dedicado às mais ridículas camisolas de Natal que podiam ser encontradas nos Estados Unidos para usar durante a época natalícia. A iniciativa foi um sucesso, tanto que mesmo os apresentadores de canais de televisão como a ABC ou a CNBC, fizeram parte. Alguns afirmam que o pioneiro foi o ator e comediante Bill Cosby, que nos anos 80 já usava essas roupas excêntricas, quando atuou no programa de TV The Cosby Show.

E a camisola mais feia do mundo é...
Foram muitos os franceses que participaram na segunda edição do campeonato mundial da camisola mais feira, em Albi, no sul de França. créditos: ERIC CABANIS / AFP

Na página oficial do National Ugly Christmas Sweater Day dizem quais são os três requisitos para fazer parte desta iniciativa.

1. Comprar uma camisola feia de Natal (quanto mais feia, melhor);

2. Usá-la durante todo o dia e não vale fazer batota;

3. Partilha este dia com os teus amigos.

A cada ano, milhares de pessoas participam neste evento e os organizadores acreditam ser fundamental que esta tradição não se perca. Por isso, pedem aos participantes para tirar uma fotografia com a camisola, colocá-la nas redes sociais com o hashtag #UglySweaterDay.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.