![Cinco tendências da Semana da Moda masculina de Paris](/assets/img/blank.png)
1. "Menos é mais"
"Quanto menos houver, mais apreciado é, sem que pareça monótono", explicou à AFP o estilista Matthieu Bobard Delière, da revista Elle.
Este minimalismo surge naturalmente da macrotendência de 2023, o "quiet luxury" (luxo discreto), que propõe uma moda sóbria, sem alardes e logotipos.
A simplificação dá lugar a linhas claras, simples, com cores fortes, ao estilo de Tom Ford na década de 1990.
A Dior apresentou o terno clássico em versão mais curta, chegando ao comprimento de shorts, preferencialmente acompanhado de meias altas.
Os tons voltaram a ser muito terrenos: chocolate, bege, cinza, preto e azul-marinho.
![Dior Dior](/assets/img/blank.png)
2. Cowboy moderno
O desfile de Pharrell Williams para a Louis Vuitton, uma homenagem ao velho oeste e aos indígenas, confirmou o regresso do estilo cowboy ao vestuário.
As peças já estão a aparecer nas coleções de outros estilistas, como Dries van Noten e Kenzo, o que mostra que a onda pode chegar às lojas em breve.
Brim, camurça, couro e bordados apareceram em profusão.
Para evitar a apropriação cultural, o brim aparece bordado, a casaco de franjas mistura-se com tons mais apelativos, a bota estilo cowboy das Montanhas Rochosas é arrematada com uma elegante espora de ouro; a gravata-borboleta, ao estilo da usada pelos xerifes, aparece em combinações sem relação aparente.
![Da ganga aos chapéus de cowboy, Pharrell Williams leva a Louis Vuitton para o Velho Oeste americano Da ganga aos chapéus de cowboy, Pharrell Williams leva a Louis Vuitton para o Velho Oeste americano](/assets/img/blank.png)
3. Mensagem de texto
"Stop Forever", "Bohême", "I will not stay silent" "Who killed Bambi?"... Mensagens às vezes bem-humoradas, às vezes incompreensíveis, apareceram escritas na parte de trás das peças, especialmente nos casacos.
Kidill utilizou-as em homenagem às estéticas punk e grunge, enquanto Walter Van Beirendonck fê-lo para se conectar com as gerações mais jovens, e outros simplesmente para reivindicar a marca da casa, como no caso da Kidsuper.
![Walter Van Beirendonck Walter Van Beirendonck](/assets/img/blank.png)
4. Desfiles para e por estrelas do desporto
Trata-se de uma tendência que se começa a afirmar nas semanas de moda prêt-à-porter: criar coleções mais jovens e com a colaboração de desportistas de todas as modalidades.
O ídolo da seleção brasileira de futebol Ronaldinho desfilou para a marca americana Kidsuper.
O japonês Mihara Yasuhiro trouxe para o seu desfile animadoras de claque com pompons e o logo "Paris", numa clara alusão aos Jogos Olímpicos de verão de 2024 que terão lugar na capital francesa.
A Louis Vuitton contratou recentemente a estrela do basquetebol LeBron James e o seu amigo, Pharrell Williams, combinou o seu estilo "western" com algumas peças claramente dirigidas a uma plateia que gosta de desporto.
Em desfiles como o de Kidsuper ficou perceptível a presença na plateia de amigos e familiares de celebridades do basquetebol e do futebol americano.
![Louis Vuitton Louis Vuitton](/assets/img/blank.png)
5. Mala masculina
Nas passarelas parisienses, nenhum homem sai sem mal. Seja com pochetes cruzadas na altura do peito, tipo baguetes ou para usar debaixo do braço, os homens assumem o seu lado feminino.
Os mestres da peleteria Loewe e Hermès apresentaram malas enormes de couro e lã trançada. Kenzo trouxe a taleiga de pescador. A Dior apostou na pochete. E Mihara Yasuhiro brincou com as formas, apresentando malas no formato de pequenos dinossauros que podem, inclusive, ser penduradas na cintura.
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