Muitos dos comentários nem sequer lhe eram dirigidos diretamente mas, cansada das críticas às opções de moda de muitas mulheres com peso a mais, Sara Petty, uma universitária norte-americana roliça, começou a mostrar-se como é nas redes sociais. Muitos elogiam-na mas também tem sido alvo de (muitos) comentários discriminatórios. «Mulheres, vistam o raio que vos apetece», insurgiu-se no Twitter.

Na origem da decisão da estudante estão publicações que criticam as escolhas que muitas mulheres a caminho dos 100 quilos exibem nas fotografias que publicam. «Não usem leggings em público», escreveu Sheezus. «Façam-nos um favor e mandem os vossos calções curtos para o lixo», pediu também publicamente Tee Bozz. «Com mais de 90 quilos, não deverias usar um crop top», condenou Cassidy Bent.

A postura corajosa de Sara Petty tornou-se rapidamente viral. Em menos de nada, as fotografias em leggins, calções curtos, bíquini e crop top que publicou somaram mais de 120.000 gostos, atingiram mais de 103.000 retweets e geraram muitos comentários de apoio. «És linda. Por cada pessoa que te critica, há uma dúzia, como eu, que te acha o máximo», escreveu Ethan Anderton, um dos seus admiradores.

Texto: Luis Batista Gonçalves