A geração dos millennials, que abarca as pessoas nascidas entre 1995 e 2000, está na origem da mudança do paradigma. Nos dias que correm, 70% dos homens deixou de fazer a barba diariamente. A percentagem, que foi apurada num estudo ibérico desenvolvido pela Philips, foi avançada esta tarde em Lisboa durante a apresentação da OneBlade e da OneBlade Pro, duas máquinas de barbear que integram uma lâmina inovadora, capaz de fazer 200 movimentos por segundo.

«A maioria de homens barbeia-se menos de três vezes por semana e, com idades entre os 18 e os 34, são apenas 9% os que o fazem diariamente», assegura a empresa. «Isto é uma alteração profunda na nossa sociedade», comentou Nelson Joaquim, trade shopper marketing manager da marca, para justificar a aposta no novo produto, desenvolvido para o público-alvo dessa faixa etária.

Os dois dispositivos, que estão disponíveis em quatro versões e vão ser comercializados por valores entre os 29,99 € e os 84,99 €, integram uma lâmina especial que nunca entra em contacto com a pele. «Como é dual, permite cortar nos dois sentidos, para cima ou para baixo», esclarece o especialista. «É possível aparar, definir e barbear qualquer comprimento de barba com total facilidade e comodidade», assegura a Philips.

«OneBlade não cria nenhum desconforto ou irritação própria dos produtos até agora existentes», assegura o fabricante em comunicado. O novo produto pode ser usado a seco, com gel ou espuma de barbear e até no duche. As lâminas, concebidas para homens que não fazem um uso diário do equipamento, têm uma duração média de quatro meses. O modelo mais avançado inclui um aparador de precisão com 14 posições e integra uma bateria que permite 90 minutos de utilização.

70% dos homens deixou de fazer a barba diariamente

Texto: Luis Batista Gonçalves com Thinkstock e Philips (fotografias)