Um bom corte de cabelo pode rejuvenescer a sua imagem. Aliás, a cor, o corte e a textura do cabelo podem fazê-la parecer 10 anos mais jovem ou deixá-la com uma aparência ainda mais envelhecida. Nada que a preocupe quando tem 20 anos, mas acredite que depois dos 40 vai querer saber estes truques tão simples e fáceis de seguir.
O mais importante é saber qual é o melhor corte de cabelo para o seu rosto. Com a ajuda do seu cabeleireiro analise o seu tipo de cabelo e rosto, bem como a coloração que mais favorece o seu tom de pele, pois nem sempre um louro claro vai dar-lhe uma aparência mais jovem.
O cabelo é a moldura do rosto, por isso faz toda a diferença na sua imagem, mas também na sua autoconfiança. Mas lembre-se de que nem tudo o que vê nas celebridades é o mais indicado para si. Além disso, as mulheres preferem cortes de cabelo de fácil manutenção em casa, de forma a poupar tempo na sua rotina diária.
1. Aposte num corte mais curto
Se o seu cabelo está mais fino ou prefere usá-lo mais curto, então os cortes pixie ou bob são uma boa aposta. Veja nestes dois exemplos como pode usar um corte pixie mais jovem e descontraído. Aliás, já lá vai o tempo em que o cabelo se usava armado e cheio de laca. O look desalinhado e assimétrico confere-lhe um toque mais moderno e atual.
2. Emoldure o rosto com um tom mais claro
Usar um tom de cabelo mais claro junto ao rosto vai dar-lhe um ar mais jovem. Desta forma, pode manter o tom de raiz mais escuro e dar mais luminosidade às pontas. Não só fica com um aspeto mais natural, como vai iluminar o seu rosto, suavizando as rugas e as manchas do rosto.
3. Experimente usar uma franja
Além de ajudar a disfarçar as rugas na testa, a franja pode também equilibrar um rosto longo ou triangular, dando-lhe uma forma mais oval. Quer seja usada de lado ou desfiada, a franja proporciona um ar mais leve, jovem e atual, do que o seu corte a direito. Além disso, a franja tanto pode ser usada num cabelo liso como ondulado.
4. Invista num corte de cabelo em camadas
Este é o corte perfeito para conquistar uma aparência mais jovem. Quer tenha um comprimento médio ou longo, o cabelo em camadas proporciona mais textura e volume. Se criar, ainda, ligeiras ondas nas pontas vai dar a sensação de movimento, quebrando aquele ar mais certinho do cabelo liso. Muito prático de manter, este corte com um ar meio despenteado confere um aspeto mais jovial. Os tons mais claros também são perfeitos para quando tem muitos cabelos brancos, pelo que pode escolher entre as várias tonalidades de louros, mas sempre tendo em conta o que melhor combina com a sua pele.
5. Equilibre o volume do cabelo ondulado ou com caracóis
Quem tem o cabelo ondulado sabe que o grande desafio é equilibrar o seu volume e não parecer que tem uma juba de leão. O estilo em camadas nas pontas é perfeito para criar uma maior harmonia, distribuindo o volume, e destacar as ondas do cabelo. Ou seja, não use um corte por inteiro (trapézio), que vai dar-lhe um ar mais antiquado. Outra dica é fazer madeixas num tom mais claro, junto ao rosto ou a partir do meio dos cabelos (ombré). Ou então, optar por um corte bob, de comprimento médio ou longo, que acompanha o formato do rosto. Finalize o penteado com produtos que definam as sua ondas ou caracóis, além de conferirem mais brilho ao cabelo.
Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.
Comentários