No dia em que se assinalam os 20 anos da morte da princesa Diana, a 31 de agosto de 2017, vale a pena rever os seus looks mais icónicos. Considerada, ainda hoje, um ícone de estilo, a “princesa do povo” influenciou muitas mulheres, que se inspiraram no seu estilo clássico e elegante. Diana teria celebrado 56 anos, no passado dia 1 de julho.
Enquanto membro da realeza britânica, Diana participou em diversos eventos protocolares e missões humanitárias, que conquistaram a atenção de milhões de pessoas, em todo o mundo. Conservadora e com códigos de conduta rígidos, a casa real impõe um estilo discreto e clássico, que Diana adoptou nas suas presenças oficiais, dando o seu toque pessoal. Aliás, é inegável a sua personalidade carismática, a elegância da sua postura e a forma como a princesa mantinha a classe, quer usasse uns jeans com mocassins e umas sabrinas ou um vestido de gala com scarpins.
Para manter uma imagem sempre impecável, Diana de Gales rodeou-se de personalidades ligadas à área da moda. A princesa cativou o interesse e a amizade de muitos criadores, como Valentino, Gianni Versace, Dior, Catherine Walker (uma das suas designers favoritas), David e Elizabeth Emanuel. Aliás, estes dois últimos estilistas foram os responsáveis pelo seu vestido de casamento.
De modo a relembrar a influência do seu estilo, nos anos 80 e 90, está patente a exposição 'Princesa Diana: A Minha História da Moda’ (Diana: My Fashion Story), aberta ao público até fevereiro de 2018, no palácio de Kensington, em Londres, a sua morada oficial durante 15 anos. A mostra reúne todo o espólio de guarda-roupa de Diana de Gales, ao longo de duas décadas.
Neste âmbito, uma das curadoras da exposição oficial, Eleri Lynn, afirmou que a evolução no estilo da roupa usada pela princesa permite ver "a confiança de Diana a aumentar ao longo da sua vida, a ganhar cada vez mais controlo sobre a forma como era representada.”
Para celebrar esta data comemorativa, reuni um conjunto de imagens que mostram como o estilo de Lady Di pode ser uma inspiração ainda hoje. Um bom exemplo, ainda, de como as peças clássicas podem ser intemporais.
10 Lições de estilo com a princesa Diana
- O corte de cabelo curto
Esta é, sem dúvida, uma das imagens de marca da princesa Diana: o seu corte de cabelo curto. O penteado evoluiu ao longo dos anos, mas na década de 90 este foi o estilo que inspirou muitas mulheres e atraiu a atenção dos media. Com maior volume no topo e nuances que iluminavam o seu rosto, o pixie de Lady Di tornou-se famoso a nível mundial.
- O estilo casual
O seu estilo mais informal contribuiu para a sua alcunha de "Princesa do Povo”, já que Diana mudou as regras de vestir enquanto membro da família real inglesa. Era frequente vermos Diana usar uns jeans de cintura alta ou umas calças chino, com uma camisa e uns mocassins ou sabrinas, no seu dia-a-dia, mas também em algumas viagens humanitárias. A princesa defendia causas nobres, como a luta contra a fome em África, o combate ao HIV-SIDA e a retirada das minas terrestres em Angola. A cintura marcada com cintos e os sapatos nude são um exemplo de elegância a seguir.
- O vestido tubo e scarpins
Nos eventos oficiais, Diana usava muitas vezes um vestido tubo com uns scarpins nude ou bicolores, bem como uma mala de mão estruturada, num tom neutro (nude, branco ou preto). Os sapatos cor-de-pele eram perfeitos para alongar as suas belas pernas. Outra imagem de marca da princesa eram as pérolas, usadas em brincos e gargantilhas. Os decotes redondos são também mais discretos e o comprimento da saia ficava ligeiramente acima do joelho, respeitando o protocolo real. Um look clássico, que é sempre uma aposta segura.
- Os tailleurs
Os looks monocromáticos fazem parte do estilo de Diana. Os tailleurs (conjuntos de saia-casaco), em tons pastel e em branco, eram frequentes nas suas visitas oficiais, usados com uns scarpins nude ou bicolores, ao estilo de Coco Chanel. Os modelos cintados realçam a sua silhueta feminina, enquanto que o decote em V alonga o pescoço. Um bom exemplo a seguir para quem tem de respeitar um dress code formal.
- Padrões clássicos
A moda é cíclica, mas existem padrões clássicos, que não passam de moda, como a risca de giz, o xadrez Príncipe de Gales e as bolinhas, que são uma forte tendência de 2017. Aliás, os anos 80 estão em alta e, por isso, não é de admirar que os casacos masculinos, assertoados, de corte a direito e com ombros largos, estão presentes nas novas coleções dos criadores. Ou seja, estes outfits de Diana poderiam ser usados ainda hoje, com ligeiras alterações, o que comprova o seu estilo intemporal.
- Lady Dior
Outro aspecto a destacar da sua influência na moda, é a mala que seria batizada de Lady Dior, em sua homenagem. Desde o seu lançamento, em 1994, o sucesso deste modelo foi imediato, tendo-se tornado a bolsa de referência da Maison Dior. De inspiração couture, esta mala icónica e elegante para levar na mão, com a alça em forma de arco, assinala uma ruptura audaciosa com as tendências que dominavam na época.
- Cores vivas
Embora Diana não recorresse, com frequência, a cores vivas, preferindo os tons suaves e nude, estes três looks são uma boa inspiração para as fashionistas. O vestido rosa fúscia com bolinhas, num modelo com mangas volumosas e comprimento midi, é uma das tendências de moda atuais, inspiradas na década de 80. Além disso, o color blocking, que mistura tons vibrantes no mesmo coordenado, está presente no segundo coordenado, cuja combinação rosa e vermelho, bem como os padrões florais, estiveram em alta nas coleções primavera-verão 2017.
- Vestidos de gala
Para os eventos de gala, Diana usava vestidos compridos em tons nobres (azul, preto, vermelho, verde-esmeralda e violeta). De linha clássica, estes vestidos são um bom exemplo de elegância e classe, destacando os ombros largos e os braços definidos da princesa. Os acessórios: clutchs e scarpins - da mesma cor do vestido - e as jóias com pérolas, complementavam o seu estilo requintado e discreto. Aliás, a moda dos chokers (das gargantilhas junto ao pescoço), que regressou em 2016, inspirada nos anos 90, era uma das imagens de marca da princesa.
- Tons de azul
Esta é a cor favorita de muitas pessoas e também da princesa Diana, que usava vários tons de azul nos seus tailleurs e vestidos, desde o azul-bebé, ao azul-celeste, azul-turquesa, azul-cobalto e azul-marinho. Aliás, as tonalidades de azul são uma nota dominante das coleções outono-inverno 2017/8. Os vestidos de corte clássico, com decotes ou assimétricos (com uma alça), mostram a versatilidade da princesa e o seu gosto pela moda.
- Vanity Fair
A produção de moda realizada para a capa da Vanity Fair e fotografada por Mário Testino, no Palácio de Kensington, em 1997, foi uma das últimas sessões com a princesa de Gales, que viria a falecer no mesmo ano, vítima de um acidente de viação em Paris. Um registo fotográfico, que mostra uma Diana mais descontraída, mas mantendo sempre a elegância e a classe que a caracterizavam. Para muitas pessoas, esta é, provavelmente, a última imagem da “princesa do povo”, que era tão acarinhada e admirada em todo o mundo. Uma homenagem a uma das personalidades femininas britânicas, que mais influenciou a opinião pública e a moda, nas décadas de 80 e de 90, e que rejuvenesceu a imagem da casa real.
Veja mais dicas de estilo de Rita Carvalho aqui.
Comentários