Não se deixe levar pelas tendências. «Estamos numa fase em que as tendências de moda só ficam bem a algumas mulheres, nomeadamente os leggings, as calças skinny, a silhueta ovo, as saias curtas, os cintos muito largos, os sapatos compensados em alturas vertiginosas, osmateriais brilhantes...», aconselha Helena Carmona, consultora de imagem.

«Tenha o bom senso de escolher o que lhe fica melhor, pois é possível ter uma imagem actual sem seguir absolutamente as tendências», acrescenta ainda esta especialista.

Invista em valores seguros

Já tem um bom fato preto no seu guarda-roupa? Então 2008 é o ano certo para o adquirir, refere a consultora de imagem Helena Carmona: «Se optar por saia e casaco, escolha uma saia travada ou a direito, pelo joelho. Se preferir calças escolha um par nem excessivamente largo, nem totalmente afunilado».

«Assim o fato durará mais anos. Poderá sempre coordená-lo com várias peças ou acessórios: uma camisa branca, um colar bonito, uma malha colorida, um cinto por cima do casaco... As hipóteses são muitas», sublinha.

Dê cor ao guarda-roupa

Na próxima estação vão continuar a estar em voga os tons fortes como o fúchsia, o cobalto, o azul-marinho, o verde-esmeralda, o amarelo canário, o púrpura, o encarnado, o laranja e o ouro. «Se lhe parece demais usar peças em tons muito fortes comece pelos acessórios: uma mala encarnada, uns sapatos verdes... Desta forma também actualiza o seu guarda-roupa sem ter de gastar muito dinheiro», refere a equipa de consultoria de imagem Let'Shop.

«Complete o conjunto com um colar, brincos e/ou pulseiras, tendo em conta que «os acessórios muito grandes e vistosos devem estar a uma distância de 50 centímetros entre si (dois palmos e meio)», acrescentam.

Invista em suplementos

Os antioxidantes (como as vitaminas A, C e E, o selénio, o zinco e a coenzima Q10), apesar de não terem um efeito a curto prazo nem um poder regenerador, como por vezes se julga, têm uma acção preventiva que não é de desprezar.

«A toma regular de um suplemento de antioxidantes é uma atitude a encorajar a partir dos 25 anos. A médio prazo não só previne o envelhecimento cutâneo, como o envelhecimento orgânico em geral» refere Miguel Trincheiras, dermatologista.


Veja na página seguinte: Os cortes de cabelo que lhe ficam melhor

Seja radical qb

Não pretenda assumir um papel que não corresponde à sua personalidade, aconselha Patrick, cabeleireiro: «Andam pelas ruas de Portugal esses cortes e cores supostamente modernos, mas que raras vezes correspondem à verdadeira personalidade da portadora (ou será vítima?).

Dito isto, não vale pecar por falta ou por defeito. Se gosta das sugestões dos profissionais, avance! Não deixe que as suas amigas dêem palpites sobre o seu visual. Olhe à vossa volta... e seja fiel a si própria. Divirta-se e que as nossas ruas sejam cada dia mais orgulhosamente bonitas!»

Molde o cabelo com... o secador

Se tem o cabelo curto, o cabeleireiro Joel sugere um penteado muito simples. «Seque-o muito bem com o secador e continue a secá-lo mesmo depois de enxuto, até ficar bem quente, para o modelar mais facilmente», recomenda.

«Se o cabelo estiver seco não precisa de o molhar para utilizar este truque. Basta aquecê-lo com o secador e aplicar um pouco de cera para mais facilmente eliminar, por exemplo, os vincos de almofada e penteá-lo a seu gosto», explica ainda este especialista.

Crie o seu próprio condicionador

Se evita usar este produto por achar que lhe retira volume e textura ao cabelo, saiba que a culpa nem sempre é do condicionador. «Muitas vezes o que acontece é que os cabelos não são passados por água como deveriam e por isso ficam resinas na queratina do cabelo. Isto tanto pode acontecer com o creme como com o champô. Ambos têm de ser muito bem emulsionados e não é porque o cabelo já não tem espuma que está bem lavado», explica Marc, colorista.

Em todo o caso pode sempre adoptar um truque caseiro: «Dilua um pouco de vinagre em água e aplique com um vaporizador após o champô sem enxaguar. Conseguirá desembaraçar o cabelo sem tirar volume nem textura», revela.

Transforme-se do dia para a noite

Se tem uma festa a seguir ao trabalho e não tem tempo de passar por casa previna-se: «Utilize um pigmento para os olhos para aplicar à noite por cima da maquilhagem de dia. Escolha uma cor forte em tons dourados ou prateados e aplique no centro da pálpebra para dar luz e vida ao olhar», recomenda Antónia Rosa, maquilhadora.

Para manter um aspecto saudável, aconselha ainda: «Tenha sempre um blush, em creme ou em pó, para marcar e realçar as maçãs do rosto ao longo do dia».

Texto: Vanda Oliveira com Helena Carmona (consultora de imagem), Let'Shope (consultoria de imagem), Miguel Trincheiras (dermatologista), Patrick (cabeleireiro), Marc (colorista) e Antónia Rosa (maquilhadora)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.