Não será seguramente uma novidade para si. Limpar a pele do rosto de manhã e ao final do dia deve fazer parte da rotina de qualquer mulher, já não para não falar dos homens. Há quem prefira um leite ou uma loção desmaquilhante, mas há também quem já se tenha rendido às águas micelares. Apesar de serem denominadas águas, a sua composição inclui muito mais do que este elemento vital.

Estes produtos «contêm substâncias lipofílicas (agarram a gordura) e hidrofílicas (removem as sujidades com mais componente gorduroso ou aquoso), que permitem uma limpeza da pele sem a agredir», explica a médica dermatologista Manuela Cochito. Uma característica que faz com que, nos últimos anos, muitas marcas de cosmética e dermatologia tenham apostado neste tipo de produto.

Como atuam

Limpam com suavidade. «As águas micelares são águas que, na sua composição, contêm substâncias que, ao se cruzarem com a sujidade da pele, arrastam-na, sem sacrificar o filme hidrolipídico», «sem tocarem ou afetarem a água ou os lípidos [gordura] da pele», esclarece Manuela Cochito. Por definição, a sua função é limpar a pele e, «como o fazem da melhor maneira, acabam também por funcionar como desmaquilhante», adianta.

Contudo, dado que esta não é a sua principal missão, se forem aplicadas maquilhagens mais pesadas, como as à prova de água, a dermatologista aconselha a «aplicar um desmaquilhante mais intenso antes de se usar água micelar». Um gesto facilitador que também acaba por proteger a epiderme.

As mais-valias deste produto

As vantagens são notórias. «Sempre que usamos sabões, por mais suaves que sejam, acabam sempre por remover um pouco da gordura natural da pele, o que não acontece ao utilizarmos as águas micelares, devido à forma como elas atuam na pele», sublinha Manuela Cochito. Assim, uma vez que não danificam o manto lipídicocutâneo, as águas micelares podem ser usadas por todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, ao contrário dos outros produtos de limpeza.

São ideais nomeadamente para «as peles com rosácea (ficam, por vezes, irritadas até só com água), eczemas ou peles secas», refere a especialista. Este tipo de fórmula deve ser evitado se o utilizador «tiver alergia a algum dos seus componentes. Contudo, a probabilidade de tal acontecer é bastante reduzida, uma vez que ela é muito hipoalergénica», indica a médica dermatologista.

Como usá-las?

De manhã e à noite, com a ajuda de um algodão, limpe a pele de todo o rosto com a água micelar. Por ser suave, também pode ser utilizada nos olhos, sem que necessite de outro produto para  os limpar. De acordo com a dermatologista, a água micelar «não necessita  de ser utilizada em  conjunto com outros produtos de limpeza».

O mesmo acontece com o enxaguamento. «Se se preferir passar por água, nada impede», assegura. «Mas as águas micelares são feitas para que não haja essa necessidade», esclarece ainda a médica dermatologista.

Texto: Catarina Caldeira Baguinho com Manuela Cochito (médica dermatologista na Clínica Drª. Manuela Cochito e Colaboradores em Lisboa)