No mundo competitivo e em rápido movimento de hoje, todos somos afetados por diferentes graus de stresse, tanto na vida pessoal como na vida profissional, o que pode ter consequências devastadoras para as peles mais sensíveis. O stresse faz com que as células suprarrenais libertem cortisol (a hormona do stresse), aumentando a propensão para desenvolver problemas cutâneos.
Além disso, torna os vasos cutâneos mais reativos, impedindo que a corrente sanguínea chegue a órgãos vitais do corpo, como a pele. Como consequência de todos esses fatores, a produção de colagénio diminui, prejudicando alguns mecanismos de reparação e resultando na fadiga cutânea. Um tom de pele baço e irregular, uma textura áspera, poros dilatados, manchas cutâneas, pele seca, linhas, rugas e flacidez são apenas alguns dos sinais da fatiga cutânea.
Isto acontece, normalmente, por causa do envelhecimento cutâneo, tanto intrínseco como extrínseco. O envelhecimento intrínseco é provocado pelos genes que herdamos. Já o extrínseco deve-se a fatores ambientais como a exposição solar.
Entre as outras causas de fadiga cutânea encontram-se os poluentes químicos, as dietas restritivas, o stresse físico e mental, o tabagismo, a ingestão de álcool, e a falta de sono e de exercício. O primeiro passo para lidar com a situação é aprender a olhar para a pele e a ouvir o que tem para lhe dizer.
O sinal mais precoce de fadiga cutânea
O sinal mais precoce de fadiga cutânea é a pele baça e com alterações de cor. Nalgumas zonas do rosto, a pele fica mais escura. Verifique a sua pele à luz natural. Tenha atenção à zona à volta da boca, às têmporas e aos olhos. Os indicadores são bastante subtis e é bem capaz de nem dar por eles se não estiver atento.
Outros sintomas de pele stressada são:
- Aumento moderado da oleosidade (sobretudo na zona T)
- Poros dilatados (especialmente no nariz e nas maçãs do rosto)
- Bronze aumentado ou prolongado
- Pele descamativa (também na zona do nariz e das maçãs do rosto)
Veja na página seguinte: O que fazer para combater o problema
O que fazer para combater o problema
Estes são os comportamentos a adotar para garantir uma pele mais descansada:
- Bem comer para bem parecer
A pele é um dos mais poderosos indicadores de saúde. A sua qualidade depende, em grande parte, daquilo que comemos, dos nossos genes e da forma como cuidamos dela. Rugas, pele seca ou oleosa, acne e inflamação são sinais uma pele de parca qualidade. Assim, a ingestão de vitaminas e minerais é essencial para uma cútis saudável. A vitamina A previne a pele seca e descamativa.
A vitamina C desempenha um papel importante na síntese de colagénio e a vitamina E hidrata a pele, reduz a inflamação e acelera o processo de cicatrização. Além disso, alguns minerais e antioxidantes combatem os radicais livres e ajudam a preservar a juventude da pele. As proteínas e a biotina encontrada em alimentos como o fígado, a gema de ovo, os vegetais de folha verde e os cereais integrais são ótimas opções para a saúde do cabelo e das unhas.
A água, os legumes e frutas como a melancia, as nozes e o azeite estão carregados de antioxidantes amigos da pele. Peixes como o salmão e a cavala contêm ácidos gordos ómega-3, todos aliados da hidratação cutânea. Veja também a lista de alimentos que rejuvenescem a pele.
- Tratar por fora
Mude de sabonete. Para lavar a pele do rosto, opte por um produto sem sabão com um pH equilibrado. Os sabonetes comuns são alcalinos e tendem a secar a pele. Lembre-se que a pele seca é mais propensa a escurecer e ficar com manchas. Aproveite e proteja-se. Use um protetor solar com FPS 30 ou superior diariamente, mesmo se não sair de casa. Lembre-se que a radiação solar também entra pela janela!
Use um cuidado noturno. À noite use um creme específico para esta altura do dia e não o seu hidratante habitual. Por exemplo, se tiver pele oleosa, opte por um cuidado oil free com antioxidantes, como vitaminas A, B, C e E e ativos botânicos como chá verde, resveratrol, romã, aloé vera ou outro equivalente. Pelo menos, uma vez por semana, faça uma máscara facial com ingredientes semelhantes aos mencionados acima.
Durma, pelo menos, sete horas por dia. E, se conseguir descansar oito, melhor ainda. Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e boa aparência da pele. Se o seu ritmo de vida o anda a impedir de tornar este sonho realidade, siga os nossos conselhos para melhorar a qualidade do seu descanso. Para saber quais são as estratégias a adotar, clique aqui.
Texto: Madalena Alçada Baptista
Comentários