Sempre fui avessa a bases. Apesar dos cursos, dos questionários intermináveis feitos a profissionais da área ou das centenas de tutoriais vistos, por muito que me explicassem como aplicar este básico de maquilhagem, o acabamento final nunca era o pretendido. Muni-me de bases líquidas, compactas e em pó, de pincéis e esponjas, apliquei-a com os dedos mas, no fim, achava sempre que ficava com um ar artificial e envelhecido. Felizmente, descobri o BB cream (blemish balm cream) e deixei a aplicação da base para os meses mais frios e para as mãos de maquilhadores experientes.

Porquê? Porque encontrei, num só produto, a capacidade de hidratar, uniformizar a tez, corrigir imperfeições, iluminar e, o melhor de tudo, proteger-me eficazmente das radiações UV, sem qualquer tipo de dificuldade. Se um só cosmético promete ter uma imensidão de qualidades, há que justificá-las bem. O blemish balm cream foi criado nos anos cinquenta pela dermatologista Christine Schrammek para suavizar, proteger, camuflar a vermelhidão e promover a regeneração da pele das suas pacientes após intervenções cirúrgicas.

«É um creme que tem uma ação corretora da tez e, ao mesmo tempo, de tratamento», tal como explica Ana Inácio, farmacêutica da marca Vichy, acrescentando que «um BB cream se encontra entre um fond de teint e um creme de tratamento. Cobre levemente as imperfeições sem efeito de máscara e pode ser utilizado como base de maquilhagem ou até mesmo substituí-la», garante a especialista.

Qual o BB cream certo para si?

Escolha o BB cream como se de um cuidado cosmético se tratasse, adaptando-o à sua pele. A sua pele é oleosa? Sensível? Tem preocupações com o envelhecimento? «Dependendo da formulação, o BB cream pode ser mais adaptado a determinado tipo de pele», explica a farmacêutica Ana Inácio.

Como se aplica?

Antes de mais, experimente o produto e verifique como penetra na sua pele:

1. Coloque a quantidade do tamanho de uma pérola na ponta dos dedos, aqueça e espalhe, como um hidratante.

2. Como tem uma ação sobre a tez de homogeneidade e luminosidade, deve ser utilizado preferencialmente durante o dia.

3. «Um BB cream será sempre um bom hidratante, podendo substituir a sua utilização», defende Ana Inácio.

4. Caso precise de reforçar a hidratação, use, previamente, um sérum ou, à noite, aplique uma máscara hidratante.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.