Durante anos, os olhos pintados em tons de azul estiveram associados pejorativamente aos anos visualmente excessivos década de 1980 e a todos os seus exageros. Mas, nesta temporada, tal como na anterior, a sombra cor do céu voltou em força e afirmou-se como uma tendência contemporânea nos desfiles de primavera/verão de Dior, Michael Kors, Monique Lhuillier ou Moschino Cheap & Chic. Se é adepta dos tons neutros e está resistente à nova moda, experimente começar por um risco fino com eyeliner azul navy, como o visto no desfile de Just Cavalli.

Quem pode usar?

O mais habitual é associar a maquilhagem azul aos eletrizantes anos de 1980 e a vedetas excêntricas como Boy George, imagens das quais tentou seguramente distanciar-se ao longo das últimas décadas. Mas, desta vez, vamos pedir-lhe para acreditar em nós. uma maquilhagem de olhos marcante pode ser bastante moderna e, além disso, fica bem a toda a gente. Estes são, contudo, alguns cuidados a ter:

- Pele escura

Quanto mais escuro for o seu tom de pele, mais intensa pode ser a cor escolhida.

- Pele clara

Mantenha as cores mais vibrantes perto da linha das pestanas.

Prepare a pele

Para não correr o risco da sombra começar a desbotar, dando a impressão de que levou um murro no olho, deve começar por selar os óleos das suas pálpebras. para isso, aplique um primer em toda a pálpebra e depois matifi que com pó solto. agora sim, está pronta para usar e abusar da cor.

Veja na página seguinte: Como aplicar para criar um olhar (mais) sedutor

Como aplicar:

- Dê cor à linha das pestanas

Faça um risco junto à linha das pestanas com um lápis metalizado cremoso e esbata-o para cima, até à dobra do olho, com a ajuda do dedo ou de um pincel. Para uma maior definição, reforce a linha das pestanas com um lápis azul navy.

- Sobreponha sombras

Para impedir que a cor se torne unidimensional, misture várias sombras. se usar diferentes texturas e tons, confere dimensão ao olhar e não corre o risco de ficar com uma maquilhagem monótona. Uma boa opção para um look diurno suave e fresco é combinar os azuis com tons neutros, nomeadamente bege, castanho claro e branco.

- Faça a cor sobressair

Depois de esbater bem as sombras, faça um risco muito fino com eyeliner preto na linha superior das pestanas e aplique máscara preta. Mantenha os lábios e as maçãs do rosto naturais, usando tons neutros e apostando forte nos nudes e pastéis. só assim conseguirá dar protagonismo aos olhos sem exagerar.

Texto: Madalena Alçada Baptista

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.