Durante o processo natural de envelhecimento, a pele do nosso rosto transforma-se. Surgem rugas, as linhas tornam-se mais pronunciadas.

A pele torna-se menos firme e luminosa. Sabemos disso mas, até muito recentemente, era notória a falta de instrumentos de avaliação científicos que permitissem a realização de estudos que descrevessem como se processa, exactamente, o desenvolvimento dos sinais clínicos associados ao envelhecimento. Na posse desse conhecimento seria possível responder, com exactidão, às necessidades específicas de cada idade. Até que surgiu o... Morphing.

Estudo inédito

Depois de uma vasta investigação, os Laboratórios L’Oréal criaram uma ferramenta científica que proporcionou a chance única de prever a evolução do envelhecimento cutâneo do rosto feminino nas várias faixas etárias. Mas como?

Através da realização de um estudo longitudinal sem precedentes, que envolveu duzentas mulheres caucasianas (em que todos os tipos de pele estavam representados), entre os 20 e os 70 anos, que foram divididas em cinco subgrupos. Este foi o ponto de partida para que se levasse a cabo uma sessão fotográfica em que o rosto de todas as mulheres foi registado.

O segundo passo foi trabalhar as fotografias em computador, de modo a isolar os diferentes sinais clínicos associados ao envelhecimento (pés de galinha, papos sob os olhos, rugas no lábio superior, entre outros). Dessa tarefa exaustiva resultaram 2000 fotografias, as quais foram analisadas por peritos.

Cada pele, cada solução

Depois de realizadas análises estatísticas comparativas, as diferenças entre os cinco sub-grupos foram avaliadas, tendo em conta cada sinal clínico. Vários modelos matemáticos foram aplicados para descrever as principais mudanças de cada sinal clínico quando relacionados com determinada faixa etária, demonstrando que a sua evolução depende significativamente da idade, já que os sinais se agravam à medida que envelhecemos.

Obtidos os dados, foi simulado, através de efeitos computorizados, o processo de envelhecimento do rosto de uma mulher jovem, onde todos os sinais clínicos analisados foram integrados e vão sendo visíveis, cronologicamente, à medida que o rosto dessa mulher vai envelhecendo.


Curiosidade

O Morphing é um efeito especial, muito utilizado em cinema e animações de computador, que permite transformar uma imagem noutra sem que a transição seja perceptível. Parece magia... mas não é!


Texto: Teresa d'Ornellas

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.