Damon System é o nome de um novo sistema de ortodontia baseado no perfil de cada paciente que recorre a brackets autoligados passivos de última geração. Foi criado nos EUA com o pressuposto de que a ausência de fricção é uma das chaves para tratamentos mais indolores e eficazes. O tratamento é conduzido de forma única e individualizada com o principal objetivo de obter um sorriso perfeito numa face harmoniosa.

A Clínica PCM, localizada no Porto, foi pioneira nesta técnica em Portugal e utiliza o sistema há mais de sete anos. São realizados cerca de 30 tratamentos por mês e, até à data, um elevado número de pacientes tratados com esta técnica apresentam resultados satisfatórios e estáveis. Uma taxa de eficácia que tem contribuído para a sua crescente divulgação.

«Atualmente, já é possível realizar este tratamento na maioria dos centros urbanos portugueses», indica Pedro Costa Monteiro, médico dentista e mestre na especialidade de ortodontia. «Tive acesso a esta técnica em 2002 e acreditei que estava aqui o futuro da ortodontia», assume o especialista.

«Costumo dizer que, na nossa clínica, tratamos faces e não apenas dentes. Apostei na formação nesta técnica e, desde então, faço reciclagem anual e mantenho contacto muito próximo com o Dr. Damon [criador da técnica] e os seus discípulos», salienta Pedro Costa Monteiro.

Quem pode recorrer a esta técnica

Segundo Pedro Costa Monteiro, o Damon System pode ser utilizado dos 6 aos 80 anos. «Na Clínica PCM, são utilizados estes aparelhos em 95% dos pacientes. Estão especialmente indicados para pessoas com um grande apinhamento dentário, permitindo a correção dentária sem ter de recorrer à extração de dentes», explica o especialista.

O que distingue Damon System da ortodontia tradicional

- Utiliza forças ultra-leves e fisiológicas. Não usa o elástico convencional para apertar os dentes, mas sim um fio concebido pela NASA que exerce uma força contínua, mas fraca, que diminui substancialmente o desconforto sentido pelo paciente. Assim, todo o tratamento é feito por deslizamento de forma indolor.

- Reduz o tempo de tratamento em cerca de 50%. Habitualmente, demora entre 16 a 18 meses.

- Reduz o número de visitas de controlo em 70%.

- O Damon System é um sistema com dinâmica biológica que possibilita a adaptação fisiológica do osso alveolar através do tratamento ortodôntico. «Permite que o movimento dos dentes seja acompanhado pelo osso que os envolve de forma suave e fisiológica, permitindo que toda a estrutura maxilar se desenvolva de acordo com o movimento pretendido de forma harmoniosa», explica Pedro Costa Monteiro.

- Permite trabalhar a musculatura da face, de forma a proporcionar uma posição dentária que consiga harmonia entre dentes, músculos e articulações, proporcionando um sorriso perfeito numa face harmoniosa.

Veja na página seguinte: As contraindicações deste método de tratamento dentário

Contraindicações

As contraindicações para recorrer a esta técnica são as mesmas da ortodontia convencional (alergias ao níquel e doenças que impeçam o uso de dispositivos ortodônticos), com exceção da periodontite (doença que afeta os tecidos de suporte dos dentes). «No caso de pacientes com doença periodontal, em que, muitas vezes, a ortodontia tradicional criava grandes dificuldades, com o Damon System os resultados são excecionais», garante o especialista.

Como se processa o tratamento

Na primeira consulta, é feita uma análise facial e um estudo fotográfico do paciente. «As fotografias são intra e extra-orais. De seguida, recolhemos radiografias e modelos das arcadas dentárias», salienta Pedro Costa Monteiro. Numa fase inicial, é feita uma análise facial pormenorizada, são efetuados estudos cefalométricos das radiografias e a análise detalhada de ambas as arcadas dentárias.

O paciente é visto pelo especialista em ortodontia e definem-se os objetivos do tratamento. Através de programas informáticos, são realizadas imagens virtuais para que o paciente fique a saber como pode terminar o tratamento.

Na consulta seguinte, colocam-se os aparelhos em ambos os maxilares, o que demora cerca de 40 minutos. Depois, «todos os pacientes que recorrem ao Damon System devem recorrer a consultas de controlo a cada 90 dias», indica Pedro Costa Monteiro. As consultas espaçadas neste período permitem um desenvolvimento do tratamento de forma fisiológica e indolor.

No final do tratamento ativo, os pacientes devem utilizar aparelhos de contenção. «Os mais utilizados são férulas transparentes de tirar e pôr que se utilizam durante cerca de seis meses para dormir, segundo a prescrição do médico assistente», explica o especialista.

Adicionalmente, é fundamental manter uma higiene oral excelente e fazer o seguimento médico indicado. «Na nossa prática clínica, acompanhamos os pacientes pós-tratamento a cada seis meses», acrescenta o especialista que garante que «os resultados são previsíveis e definitivos».

Veja na página seguinte: Quanto custa o tratamento?

Quanto custa o tratamento?

Disponível em várias clínicas, que podem apresentar preços díspares, o recurso a este método custa cerca de 3.000 €. Este é, em média, o preço final de todo o tratamento, incluindo consultas. Pedro Costa Monteiro acrescenta que «a procura de tratamentos ortodônticos tem sofrido um aumento nos últimos dois anos».

«O facto de ser um tratamento de 16 a 18 meses permite facilidades de pagamento. A parte financeira não tem sido um entrave aos nossos pacientes», acrescenta ainda o especialista.

Texto: Claúdia Pinto com Pedro Costa Monteiro (médico dentista e mestre na especialidade de ortodontia)