Infelizmente, ainda não foi descoberta a fonte da juventude e por muito jovem que o nosso espírito seja, o nosso corpo ressente, inevitavelmente a passagem dos anos. É muito importante ter em conta que o nosso envelhecimento está relacionado com dois fatores muito importantes, os nossos hábitos e a genética. Como não conseguimos modificar os nossos genes, reduzir os sinais da idade passa necessariamente por adaptar o nosso estilo de vida.

- Tenha uma alimentação saudável sem abusar das gorduras e açucares processados. Coma alimentos que ajudem a repor o seu colagénio, como a Vitamina C, Ómega 3 e vegetais como espinafres, e o zinco, como o peru, camarão e sementes de sésamo. E não se esqueça dos antioxidantes, que pode encontrar no chá verde e na romã. Caso não consiga consumir as doses necessárias de vitaminas e nutrientes procure a ajuda de suplementos naturais.

- Beba pelo menos 1 litro de água por dia. Para além de ser vital para a sua saúde tem efeitos visíveis no seu corpo e na sua pele.

- Acabe com os seus vícios nomeadamente o tabaco. No entanto pode manter o álcool, especialmente o vinho tinto e o café em moderação. Este último tem cafeína e antioxidantes, podendo ajudar a prevenir problemas como enxaquecas e diabetes.

- Faça exercício físico regularmente, vá correr, inscreva-se num ginásio e tire umas horas para ioga ou meditação.

- Estes dois exercícios são também uma boa maneira de reduzir uma das principais causas de envelhecimento: o stress. Para lutar contra isto não deixe de fazer o que lhe dá mais prazer e rodeie-se de quem mais gosta.

- Durma, o seu sono de beleza é uma das melhores coisas que pode fazer por si.

- Cuide da sua pele, afinal o maior órgão do seu corpo é o primeiro a mostrar sinais. É importante seguir algumas regras básicas, abuse do protetor solar, tenha cuidado com os raios UV, nunca se esqueça de protejer os seus olhos, hidrate-se todos os dias, exfolie pelo menos uma vez por semana, evite banhos longos e muito quentes, tenha especial atenção às suas zonas mais criticas, como é o caso das mãos, olhos e pescoço e vitamine a sua pele.

- Para ser mais fácil cumprir tudo isto estabeleça uma rotina de beleza e dê preferência a produtos de qualidade.

- Reduza os químicos, não só os que ingere mas também os que aplica na sua pele, cabelos e unhas.

- Balance as suas hormonas.

- Não descuide sua higiene oral, para além de ser uma questão estética, este tipo de cuidados pode evitar inúmeras mazelas como problemas de coração e artrite.

- Tenha uma mente jovem e positiva.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.