As varizes e a sensação de peso nas pernas são transtornos incómodos que afetam a vida quotidiana e que se agravam no Verão, com o tempo quente. As varizes são uma alteração da circulação venosa de retorno que atinge uma em cada 10 pessoas e é mais frequente nas mulheres. Resultam de problemas nas válvulas das veias das pernas, as que normalmente ajudam a que o sangue siga o seu caminho em direção ao coração.

Quando estas funcionam mal, o sangue estanca nas veias, dilatando-as e produzindo dor, para além de entorpecer o fluxo sanguíneo. Se as varizes forem grandes, podem colocar em risco a saúde, já que aumentam a possibilidade de aparecimento de trombos (coágulos de sangue). Por outro lado, atualmente 80% dos adultos padece do sintoma de pernas cansadas, que afeta tanto homens como mulheres.

Estas, tendencialmente, sofrem, no entanto, mais devido às alterações hormonais ocorridas ao longo da vida, sendo condicionadas pela menstruação, pela gravidez e pela menopausa. As causas mais frequentes deste transtorno são um estilo de vida inadequado, marcado pelo sedentarismo, por uma alimentação desequilibrada, pelo tabaco e pelo álcool, a par da falta de acompanhamento médico.

11 conselhos para tornar as suas pernas mais leves

Estas são algumas das principais recomendações dos especialistas para ultrapassar o problema:

1. Mais fibra

Os problemas intestinais, como a prisão de ventre, têm influência sobre a circulação das pernas. Aumente a ingestão de fibra, consumindo mais frutas e verduras. Desta forma, contribuirá para regular convenientemente o processo digestivo.

2. Menos sal

O sal em excesso provoca retenção de líquidos, o que aumenta o inchaço, pelo que o deve evitar nesta e em todas as outras alturas do ano.

3. Água em abundância

Ajuda a eliminar toxinas e depura o corpo. Para além de água, beba sumos naturais, sopas e infusões.

4. Pernas para cima

Durma com as pernas ligeiramente levantadas. Se for necessário, coloque uma almofada debaixo dos pés.

5. Roupa confortável

É aconselhável vestir sempre roupa folgada e de materiais transpiráveis. Evite os saltos excessivamente altos bem como as sapatos completamente rasos.

6. Mexa-se

Andar a pé, subir escadas, andar de bicicleta... O importante é mexer-se. Com qualquer uma destas atividades, melhorará o retorno venoso.

Veja na página seguinte: Outros comportamentos preventivos que deve adotar

7. Relaxe

O cansaço e o stresse afetam todo o corpo, incluindo a circulação, pelo que trate de levar uma vida mais tranquila. Não confundir com uma vida sedentária, um erro que muita gente tende a cometer.

8. Água fria

As temperaturas quentes provocam vasodilatação, o que piora a circulação. Se combinar jatos de água fria e morna tonifica e contrai os vasos sanguíneos, aliviando a sensação de cansaço.

9. Modifique a postura

Se passa muito tempo sentado, mude de postura de vez em quando. Se está em casa, ande em pontas de pés e agache-se várias vezes para que a circulação volte ao seu fluxo normal.

10. Massagens

Com as mãos ou uma escova de massagem, comece nos pés e vá subindo, pouco a pouco, até ás coxas, onde deve centrar a atenção durante um pouco, insistindo com movimentos circulares.

11. Use meias elásticas

Estas melhoram a circulação de retorno, pelo que devem ser usadas com alguma regularidade.

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