Porque é que a pele de um recém nascido tem volume, irradia luz, é rosada, uniforme e elástica? E uma face envelhecida tem depressões, flacidez, e amarelada,  apresenta irregularidades, rugas, marcas e pigmento?

A explicação está na atividade celular dos fibroblastos da derme que diminui significativamente com o envelhecimento cronológico e com a toxicidade do stress oxidativo provocado pela radição ultravioleta, poluição, alimentação processada, tabaco, medicamentos, certas doenças, etc.

As várias indicações terapêuticas do botox
As várias indicações terapêuticas do botox
Ver artigo

A consequência desta diminuição da atividade celular é a pouca produção de colágenio, elastina e ácido hialurónico, sendo este o maior responsável pela reparação das membranas celulares que retêm a água e os nutrientes.

Podemos restabelecer o volume da face preenchendo a mesma com ácido hialurónico. Podemos também prevenir o aparecimento de rugas, paralisando os músculos com toxina botulínica, bem como elevar tecidos com fios tensores ou até mesmo levar a cabo um procedimento cirúrgico. No entanto, nenhum destes tratamentos melhora a coloração, textura, elasticidade e vitalidade da pele.

Então o que fazer?

5 dúvidas sobre o botox esclarecidas por uma cirurgiã plástica
5 dúvidas sobre o botox esclarecidas por uma cirurgiã plástica
Ver artigo

Hoje sabemos que para haver uma adequada função dos fibroblastos na produção de colagénio, elastina e ácido hialurónico temos de acordá-los e alimentá-los, e para isso temos que fornecer subcutâneamente nutrientes como aminoácidos, vitaminas, minerais, coenzimas, antioxidantes e ácido hialurónico, através de injeções ou de uma cânula com a finalidade de revitalizar a pele.

Por este motivo, na minha prática enquanto médica especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, começo qualquer rejuvenescimento com este despertar celular com um protocolo de bio nutrição que conjuga no mesmo procedimento a aplicação em todo o rosto de NCTF 135 HA (conjunto de nutrientes com ácido hialurónico livre) com o ácido hialurónico fine lines – suave e não volumizador – que demora cerca de 30 minutos.

Este protocolo obriga entre 2 a 3 tratamentos com intervalo de 21 dias no fim do qual temos uma pele uniforme, tonificada, hidratada e mais elástica. Desta forma, está assim preparada para ser submetida (ou não) a qualquer tratamento de volumização, suspensão, paralisação muscular ou mesmo cirurgia, melhorando espetacularmente qualquer resultado.

As explicações são da médica Fátima Baptista Fernandes, Cirurgiã Plástica na Clínica Baptista Fernandes.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.