Para usar os tons mais em voga e/ou para esconder aqueles cabelos brancos que teimam em aparecer, muitas mulheres recorrem a serviços de coloração. Um processo que exige uma série de cuidados para não danificar as hastes capilares, que se querem permanentemente hidratadas e sedosas. Antony Millard, hairstylist, dono do cabeleireiro Facto Hair, em Lisboa, aponta quatro regras a ter sempre em conta:

1. Cor sem cor

Mais do que alterar completamente a cor do cabelo, os cabeleireiros aconselham a realçar o tom natural, conferindo-lhe brilho e profundidade. Na opinião de Antony Millard, hairstylist, dono do cabeleireiro Facto Hair, em Lisboa, "se não pretende alterar a sua cor natural mas, sim, acentuar o brilho e ter um ligeiro reflexo, é fundamental escolher uma cor parecida com a sua cor natural".

As madeixas, por exemplo, podem dar mais luz ao cabelo sem alterar a cor natural. Para conseguir este efeito, deve explicar ao cabeleireiro que escolher que quer realçar o brilho e refrescar a cor natural, mas sem a alterar, pelo que os banhos de cor são uma excelente opção.

2. Tom mais arrojado

A maioria das mulheres tem o desejo de aclarar o cabelo um ou dois tons nos meses em que o sol se faz sentir, mas a coragem para o fazer nem sempre existe. Para casos como este, opte por serviços de contraste ou madeixas, pois aclaram sem que se perca totalmente a cor e o efeito natural. Pelo contrário, para mulheres que queiram escurecer a cor natural, deve optar pela coloração tom sobre tom, já que sai com a as lavagens.

Se deseja um resultado subtil, não fuja muito da sua cor natural. Se, por exemplo, tem o cabelo castanho, peça ao seu 0cabeleireiro para escolher um tom que não ultrapasse o louro escuro. As mulheres de cabelo castanho muito escuro devem experimentar tons que vão apenas até ao castanho claro.

3. Cabelos grisalhos trendy

Sejamos francas, o cabelo grisalho é bonito mas, para isso, tem de ser bem cuidado. Caso não pretenda cobrir completamente os cabelos brancos, opte pelo tom sobre tom, um tipo de coloração que disfarça os brancos mas com um efeito natural, como se fossem nuances. As novas tecnologias têm uma excelente cobertura, com um resultado natural, pois associam cores de grande cobertura com reflexos naturais.

Se for o caso, o melhor é dizer ao seu cabeleireiro que deseja disfarçar os cabelos brancos, mas sem os tapar na totalidade. Para conseguir este resultado, o aconselhável é sugerir que lhe façam uma coloração tom sobre tom.

4. Pintar em tempo recorde

Se o tempo não está do seu lado e já a obrigou a adiar, mais do que uma vez, a ida ao cabeleireiro, está na altura de marcar na sua agenda uma hora de almoço. Vinte minutos são o suficiente, hoje em dia, para reavivar a cor do cabelo e deixá-lo com um brilho muito saudável. Entre as opções disponíveis, os profissionais pintam, muitas vezes, apenas as raízes ou até as pontas.

Para as mulheres cujo tempo é pouco e desejam reavivar a cor existem duas opções. Uma delas são os serviços de aclaramento ou de tom sobre tom. Os últimos são indicados para quem quer somente refrescar a cor, também em 20 minutos.

Cuidados a ter na manutenção em casa

Depois de pintar o cabelo, o truque para prolongar a duração da cor, é usar produtos específicos para cabelos com coloração. "Deve usar champô, condicionador, máscara e um produto leave in", aconselha o hairstylist, que explica que "o champô limpa gentilmente o cabelo sem danificar a cor, o condicionador desembaraça, potencia o brilho e ajuda a selar as cutículas para que não haja perda de cor", refere.

"A máscara, aplicada pelo menos uma vez por semana, hidrata o cabelo em profundidade e o leave in potencia a ação dos outros produtos", acrescenta ainda o especialista, que volta a deixar uma advertência. "Se não pretende alterar a sua cor natural mas, sim, acentuar o brilho e ter um ligeiro reflexo fundamental escolher uma cor parecida com a sua cor natural", defende o hairstylist.

Uma (nova) técnica ao serviço do sol

Visto em desfiles e nos cabelos de inúmeras celebridades, o efeito ombre ou balayage, é uma tendência que não deve deixar de experimentar. De acordo com o cabeleireiro Antony Millard, as técnicas usadas para obter este efeito "permitem obter cabelos naturalmente aclarados, subtileza da cor natural nas raízes e parte dos comprimentos com os contrastes posicionados estrategicamente".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.