Embora ainda não tenha aumentado muito de peso, existem partes de si que estão sem dúvida a crescer – por exemplo, o seu peito. Efectivamente, muitas mulheres aumentam um número de copa, ou mais, durante a gravidez. (Este crescimento é atribuído ao aumento do fluxo sanguíneo e à expansão dos tecidos quando os ductos e outras estruturas do seio se preparam para alimentar um recém-nascido esfomeado.) Muitas mulheres grávidas ficam surpreendidas com a forma como o peito cresce no primeiro trimestre. Por uma questão de conforto, não espere demasiado para investir num soutien novo. Algumas outras alterações poderão estar a tornar-se evidentes: aversão a alguns alimentos e odores mais marcados (o nariz está agora mais sensível) e um cansaço profundo, já que o seu corpo faz agora horas extraordinárias para criar um novo ser humano. A dificuldade em dormir e a ansiedade com a gravidez – já para não falar dos enjoos e dos vómitos – podem também esgotar as suas energias. A boa notícia é que muitas mulheres se sentem melhor passado o primeiro trimestre.

EXPLICAÇÃO

O que provoca o enjoo matinal?

Os especialistas não têm certezas sobre os motivos que levam muitas mulheres a passar o início da gravidez perfeitamente infelizes com náuseas, mas a culpa é das hormonas. Os níveis hormonais disparam no primeiro trimestre, diz o Dr. Steven R. Goldstein, professor de obstetrícia e ginecologia na Universidade de Nova Iorque. Dado que muitas mulheres nas suas consultas começam a sentir-se melhor quando os níveis hormonais estabilizam no segundo trimestre, este especialista acredita que as flutuações hormonais diárias nos primeiros meses – e não as hormonas em si – são responsáveis pelas náuseas na gravidez, que podem mesmo manter-se durante todo o dia. "A sensação vai desde um paladar estranho na boca até ao vómito e a agonia ao longo de todo o dia — e todas as sensações intermédias", diz o Dr. Goldstein.

• Sabia que o seu sistema imunitário não funciona tão bem durante a gravidez? Quantas vezes teve de ficar em casa por doença?

O QUE ELAS DIZEM

"Fizemos hoje a primeira ecografia. O bebé parece um pequeno borrão de tinta, mas já se via uma coisinha a mexer [o coração] e a bater no ecrã! É espantoso!" — Flor

"Reparei que o meu umbigo está a ficar saliente. É muito estranho. O meu marido gosta de brincar com o umbigo assim." — Cristina

DICA DE CONFORTO

Vencer o cansaço e a exaustão

• Deite-se cedo. Se sentir que não consegue manter os olhos abertos a partir das 8h da noite, não dê luta. Agora precisa de descansar, por isso vá para a cama cedo.

• Faça uma sesta durante o dia. Mesmo apenas 15 minutos podem ajudar a aguentar o resto do dia. Muitas mães trabalhadoras dão uma escapadela até ao carro para passar rapidamente pelas brasas.

• Tire um dia de folga. Se trabalhar, ponha um dia de baixa. Se for dona de casa, peça ao seu companheiro, a um amigo ou um familiar que fique com os seus filhos durante um dia.

• Coma mais fruta, vegetais, lacticínios, cereais integrais e carnes magras. Uma alimentação equilibrada pode relançar a sua energia.

• Faça algum exercício. Por mais difícil que pareça, se conseguir dar pelo menos uma volta ao quarteirão algumas vezes, será uma surpresa ver como se sente melhor.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.