Pode ser surpreendente mas pelos vistos é mesmo real: os homens sentem-se mesmo ameaçados e intimidados por mulheres com um maior nível de inteligência, o que se traduz numa menor atração entre os indivíduos.
É esta a conclusão de um estudo realizado por uma equipa de especialistas de várias universidades americanas e que será publicado em novembro no jornal “Society of Personality and Social Psychology”, revelou o jornal o jornal britânico The Independent.
Numa fase inicial, os 105 participantes foram confrontados com o seguinte cenário hipotético: como é que sentiriam se fossem derrotados por uma mulher num concurso de matemática e como é que se sentiriam se fossem eles a saírem vitoriosos. Os participantes consideraram mais atraente sair com uma mulher capaz de os derrotar, uma vez que ficavam com uma impressão favorável a seu favor e se gerava um maior interesse no sexo oposto.
Mas na segunda parte do estudo o caso mudou de figura. Quando questionados se seriam capaz de desenvolver uma relação amorosa com essa mesma mulher, a maior parte respondeu negativamente, expressando sentirem-se diminuídos e intimidados por ela.
“[Os homens confrontados com este cenário real] distanciaram-se desse tipo de mulher, classificando-a como pouco atraente e demonstraram menos interesse em contactá-la ou marcar um encontro.”
Já dizia o filósofo alemão Friedrich Nietzsche: “Quanto mais inteligente a mulher, mais se afasta o homem”.
Comentários