É sabido que a maior parte dos estudantes tem coisas muito mais importantes que fazer durante as aulas do que tirar apontamentos.

Mas para aqueles que não querem deixar as suas notas nas mãos dos outros, o melhor é deixarmos aqui algumas dicas que os poderão ajudar, até porque haverá com certeza colegas que vão apreciar!...

Os apontamentos são notas que se tiram daquilo que o professor está a dizer, de uma reunião, ou até de um livro.

Apesar de uns bons apontamentos darem muito trabalho a fazer, são muito úteis quando chega a altura de mostrar em duas horas o que vales!

Existem vários tipos de apontamentos:

- Palavras-chave: são os apontamentos ideais para os mais preguiçosos, ou seja, para a maioria da população estudantil! Isto porque basta tirar as palavras que melhor descrevem o assunto em questão, o que é bom porque à velocidade a que os professores falam é praticamente impossível tirar notas pormenorizadas. São óptimos para quem tem boa memória e se consegue lembrar das coisas apenas por uma palavra. Para os que se esquecem até do que tomaram ao pequeno-almoço, é melhor adoptarem outro tipo de apontamentos!

- Tópicos: infelizmente, dão mais trabalho que as palavras-chave! A ideia é resumir em frases curtas aquilo que é dito ou lido. É bom quando se está a tirar notas sobre assuntos que não dominamos muito bem.

- Resumos: se és daqueles que só pegas nos cadernos para os trocar de mochila, então esquece esta técnica! É que os resumos têm que ser feitos por alguém com paciência suficiente para sintetizar o que ouviu numa aula ou leu num livro. Este tipo de apontamentos implica já alguns conhecimentos, pois é suposto serem bem estruturados e com ideias claras. É preciso ter cuidado porque uma falha de memória ou uma má interpretação pode levar a informações erradas.

- Esquemático: A ideia é transformar a matéria em esquemas, diagramas ou mapas fáceis de consultar. É um método que pode ser aplicado á maioria das matérias, mas quem os faz tem que perceber minimamente do assunto e ter capacidade de síntese.