• A primeira lição que deve partilhar com os mais pequenos é a importância de dividir as tarefas domésticas, sejam elas quais forem. Tanto o homem como a mulher devem ajudar na lida da casa e respeitar o trabalho do outro. Esta também é uma boa forma de mostrar aos seus filhos a importância do trabalho não remunerado e incutir-lhes responsabilidades que, mais tarde ou mais cedo, terão que enfrentar no mundo laboral.
  • Pode ser difícil de contornar, mas é importante mostrar ao seu filho que independentemente de existirem brinquedos para rapazes e raparigas ele tem liberdade para escolher aquilo que mais gosta. Porque é que um rapaz não há-de brincar com bonecas e uma rapariga com carrinhos? No fundo cabe aos pais contrariar determinadas categorizações e comportamentos sobre o género que encontramos na sociedade e são perpetuados diariamente.
  • É importante que desde cedo os pais passem por transmitir aos filhos a noção de responsabilidade e que em todo o lado existem regras que devem ser cumpridas. Uma boa forma de conseguir ensinar isto aos mais pequenos pode passar por lhes incutir pequenas tarefas que vão desde arrumar o quarto a pôr a mesa.
  • Outras questões que devem ser abordadas com os mais pequenos prendem-se com o poder de decisão, resolução de problemas e a importância de expressarem livremente as suas opiniões junto de terceiros. Se está com o seu filho e assistem a um comentário sexista, tanto o pai ou a mãe devem explicar-lhe que nos cabe a nós escolher se intervimos em situações com as quais não concordamos.
  • Existe muito a ideia de que os homens são, naturalmente, melhores a matemática e que os números não são coisas de rapariga. Aliás, em muitos países o desempenho das raparigas nesta disciplina é bastante inferior ao dos rapazes, levando a que muitas tentem fugir desta disciplina optando por carreiras humanísticas e com remunerações mais baixas. Se é pai de uma menina e se depara com este cenário é importante explicar-lhe que o processo de aprendizagem não é todo igual e que com trabalho e dedição tudo se consegue.
  • É fundamental incentivar os seus filhos a sair da sua zona de conforto e ajudá-los a ultrapassar alguns dos seus medos. Pode não parecer mas ao incentivar o seu filho a enfrentar novos desafios pode ser valioso para a confiança e autoestima da criança. Isto também é válido para as raparigas que muitas vezes são as mais protegidas pelos pais e vistas como mais frágeis.