Encontrar o nome perfeito para o bebé pode ser tanto uma missão animadora como um pesadelo. Está na moda, ou é muito tradicional? As pessoas conseguem pronunciá-lo? Os amigos podem gozar com ele? Vão arranjar diminuitivos depreciativos?

Se acha que cometeu um erro ao escolher determinado nome, saiba que não está sozinho. Uma nova pesquisa realizada no Reino Unido concluiu que um quinto dos pais lamenta a escolha do nome.

A Mumsnet entrevistou mais de mil pais no Reino Unido e descobriu que 18% já se arrependeu. A maioria dos pais descobriu que tomou a decisão errada mal após o nascimento do bebé (32%) ou quando o filho começou a frequentar a escola (23%).

Eis as principais razões que os pais evocaram:
- É muito comum (25%)
- Ele não se sente bem com a escolha (21%)
- Nunca gostei do nome, fui pressionado (20%)
- Traz problemas com a ortografia ou prenúncia (11%)
- Não combina com ele/ela (11%)

Curiosamente, apenas 9% dos pais entrevistados dizem que pensaram em mudar o nome do seu filho e 2% avançou realmente com uma mudança de nome.

"Escolher o nome do bebé é uma das primeiras coisas que os pais têm de fazer. Por isso, o arrependimento é mais comum nos novos pais do que se pensa. Há trabalho de pesquisa, tenta-se agradar a familiares e amigos e é normal acabarem por errar", refere a fundadora da Mumsnet, Justine Roberts.

LEIA TAMBÉM: Fatores importantes a considerar aquando da decisão do nome

Nome pode influenciar futuro do bebé