O nome do bebé

Para muitos casais, decidir o nome do bebé é uma das partes mais agradáveis da gravidez.

Para outros, é um tortuoso processo de negociação. De qualquer modo, é uma decisão importante que será provavelmente para toda a vida (a menos que o pequenote decida mudar de nome entretanto). Veja em seguida alguns factores importantes a considerar aquando da decisão do nome:

• Som e compatibilidade. O modo como o nome do bebé soa quando dito em voz alta é um dos factores mais essenciais a considerar. É melodioso? Tem um som áspero? Combina bem com o apelido? Uma coisa a evitar: escolher um nome próprio que termine exactamente com o mesmo som do início do apelido.

• Um nome singular. Um nome fora do comum tem a vantagem de destacar o seu filho em relação aos outros. Por outro lado, um nome que nunca ninguém tenha ouvido e que poucos consigam pronunciar pode gerar o tipo de atenção que o seu filho preferirá evitar. As variações ortográficas poderão ajudar a tornar um nome diferente dos outros, mas escolher um nome com diversas ortografias pode gerar confusão na vida do seu filho durante muitos anos.

• Familiares e amigos. Muitos pais optam por dar aos filhos o nome de um avô, outro familiar ou amigo próximo. Não quer uma profusão de Josés lá em casa? Procure tesouros escondidos na sua árvore genealógica. E se tem receio de ferir susceptibilidades, pense num primeiro nome de um lado da família e num segundo nome do outro lado.

• Linhagem e herança. A herança familiar do seu filho é uma parte essencial da sua personalidade e poderá querer que o seu nome reflicta isso mesmo. Leia livros de história sobre o país de origem da sua família e tente encontrar possibilidades adequadas.

• Significado. Não é provável que alguém trate a sua filha Ingrid de modo diferente por o nome significar “filha de heróis”, mas a derivação do nome do bebé é um elemento que poderá envolver na sua escolha.

• Iniciais e alcunhas. As pessoas em geral, e as crianças em particular, podem ser bastante cruéis quando se trata de dar alcunhas, por isso tente prever eventuais embaraços.

SUGESTÃO

Uma das melhores formas de testar o nome do bebé é gritá-lo bem alto, de preferência num parque infantil. Se se sentir desconfortável a dizer o nome nesse contexto, poderá não ser a melhor escolha.

Ainda indecisa sobre o nome que vai dar ao seu bebé, veja a lista de nomes que temos para si, com nomes de A a Z e os seus significados.

artigo do parceiro:

Comentários