Quanto menos comentar sobre o peso e a quantidade de comida que a sua filha ingere, menor a probabilidade dela se sentir insegura quanto ao seu peso e corpo na idade adulta, revela uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Cornell.

Os resultados, publicados na revista "Eating and Weight Disorders", mostraram que as mulheres que se recordavam dos comentários dos seus pais em relação ao seu peso eram mais propensas a ter um peso superior ao recomendado e mostravam-se menos satisfeitas com o seu corpo enquanto adultas.

"Comentar sobre o peso de uma mulher nunca é uma boa ideia, mesmo quando ainda são crianças e jovens", diz o principal autor do estudo Brian Wansink.

Para este estudo foram entrevistadas 501 mulheres, entre os 20 e 35 anos, para falarem sobre a sua imagem corporal e foram também convidadas a recordar com que frequência o seu pai comentava sobre o seu peso em criança.

As que tinham um índice de massa corporal saudável eram 27% menos propensas a recordar esses comentários e tinham uma probabilidade de 28% de se recordarem do pai a fazer comentários sobre a quantidade de comida que ingeriam nessa altura, em comparação com as mulheres que tinham um IMC menos saudável.

É de salientar que ambos os grupos que se recordavam desses comentários não estavam satisfeitos com a sua imagem corporal em adultos. O que significa que independentemente do peso, os comentários tinham sempre influência na imagem que a mulher tinha de si própria.

Este estudo revela que comentários sobre o peso das raparigas podem ter um impacto negativo na vida adulta.

"Se está preocupado com o peso da criança, evite criticá-la ou colocar restrições alimentares. Em vez disso, opte por comportamentos e alimentação saudáveis, dando-lhe a liberdade de fazer escolhas mais equilibradas e que irão manter-se no futuro", recomenda Brian Wansink.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.