Todos os dias vemos pessoas a fumar. Quer seja na rua, em casa ou em casa de amigos. A verdade é que o ato de fumar é algo banal e bastante comum entre adultos. Mas se virmos uma criança a fumar, o impacto é completamente diferente.
Após ter conhecimento da história de um menino indonésio, de 3 anos, que fumava 40 cigarros por dia, Frieke Janssens decidiu dar início ao projeto Smoking Kids. “O vídeo enalteceu as diferenças culturais que existem e questionava a noção de que o ato de fumar é uma atividade essencialmente restrita a adultos”, escreve a fotógrafa belga no seu site oficial sobre o projeto.
Foi a pensar nisto, que decidiu fotografar crianças na posição de fumadores de forma a abalar consciências. “Senti que se fotografasse crianças a fumar isso teria um impacto surreal na audiência e a compelisse a ver com outros olhos o ato de fumar em vez de fazerem suposições sobre quem o faz”, revela Frieke.
Ao todo são 14 fotografias que integram este projeto ousado, que promete por muitas pessoas a pensar relativamente ao impacto que este hábito tem na vida das crianças e como poderá influenciar os seus comportamentos futuros.
As crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 9 anos, foram fotografadas em poses adultas, recriando alguns dos comportamentos típicos dos fumadores. “A estética do ato de fumar e a forma como os fumadores gesticulam com as suas mãos e a postura que adquirem é inegável”, refere. Para além disso todas elas usavam roupas vintage das décadas de 20 a 60, consideradas a ‘Idade de ouro’ do tabaco. Nesta altura o cigarro era sinónimo de elegância e glamour, visto nas mãos e bocas de inúmeras estrelas de Hollywood.
Durante a sessão fotográfica foi proibida a presença de cigarros verdadeiros, não pondo a sua saúde em risco. Os ‘cigarros’ utilizados na sessão eram feitos de giz e tiras de queijo, sendo que o fumo foi criado com a ajuda de velas e incenso.
Apesar de estas imagens não serem reais, a verdade é que espelham uma realidade portuguesa. Segundo uma tradição antiga, no ‘Dia de Reis’ todas as crianças que vivem na aldeia de Vale de Salgueiro, em Mirandela, são autorizadas e incentivadas pelos pais a fumar.
Veja aqui um vídeo da sessão fotográfica.
Comentários