Nem sempre é fácil lidar com a timidez nas crianças, quer pelo facto de elas se tornarem mais envergonhadas, quer por não se darem a conhecer aos outros. Quando estas situações acontecem, é fundamental que os pais tenham em mente o porquê, ou seja, o facto de os filhos estarem a ser expostos a algo novo e que não conhecem. Para conseguir ajudar o seu filho a enfrentar a timidez, experimente algumas destas dicas.

Ambiente

Primeiramente deve fazer com que o seu filho se adapte e reconheça com facilidade o ambiente, ou seja, no caso de ser o primeiro dia de aulas, o ideal é que o leve lá alguns dias antes para que ele conheça o espaço e tenha a noção de que não vai estar lá sozinho.

Olhar

Não existe nada melhor para transmitir confiança ao seu filho, do que olhá-lo nos olhos sempre que conversa com ele. Lembre-se que mais tarde, quando ele se sentir inseguro, irá fazer extamente o mesmo.

Paciência

Não obrigue o seu filho a soltar-se com os outros, dê-lhe espaço e tenha paciência. Lá por ele ser uma criança tímida, não quer dizer que quando se tornar adulto também o seja. O importante é que ele esteja seguro de si mesmo.

Falar sobre a timidez

É muito importante que não falem sobre o tema na frente da criança, isto porque ela pode sentir que existe alguma coisa de errado e acabar por se fechar ainda mais.

Motivação

Todas as vezes que o seu filho deixar a timidez de lado, é fundamental que valorize o seu esforço. O facto de o fazer, vai deixá-lo mais à vontade e a sentir-se bem consigo próprio.

Exposição

É fundamental que não submeta o seu filho à exposição, isto é, que não o force a fazer nada do que ele não se sinta à vontade, só para tentar vencer a timidez. Isto pode fazer com que os sinais de ansiedade aumentem e ele se sinta ameaçado e com medo.

Implicar

Tal como não deve expor o seu filho a situações em que ele não se sente confortável, também não deve implicar com ele. Deixe-o à vontade e não corra riscos de que ele se torne ainda mais fechado.

Falar

Estimule o seu filho a falar, sempre que ele não quiser responder não o faça por cima. Dê-lhe tempo para ele sentir à vontade em se expressar, só assim irá conseguir superar os seus medos e receios.

Agora que já sabe o que pode e deve fazer para combater a timidez do seu filho, é importante que tenha em conta que ser tímido não é nenhuma doença, pode ser apenas uma fase onde a criança acaba por estar mais reservada e por isso, deixe-o brincar com outros meninos, vai notar toda a diferença!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.