Ouvimos falar de medidas de austeridade e novos planos para reduzir o défice e sentimos o nosso próprio orçamento mensal e anual a diminuir. Por isso reunimos uma série de dicas para o ajudar a poupar em todas as áreas.

1 – O mais importante será durante um mês anotar todas as despesas que teve. Sabemos que não é fácil e é até aborrecido mas habitue-se a andar com um bloco pequeno e vá anotando toda e qualquer despesa. Assim no final do mês será mais fácil perceber para onde foi afinal todo o dinheiro e onde poderá cortar com maior facilidade.

2 – Tome o pequeno-almoço em casa. Basta um café e uma sandes para sem grandes dificuldades perfazer 2€ diários que no final do mês ultrapassa os 40€. E quem diz o pequeno-almoço diz o almoço e o lanche. Leve o almoço de casa mesmo que no seu local de trabalho não tenha como aquecer a comida. É uma desculpa para poupar e comer de forma mais saudável, aposte nas saladas frias.

3 – Quando fizer reuniões de amigos opte antes por as fazer dentro de casa. Cada um faz a sua parte e poupa bastante dinheiro em relação a sair para um restaurante.

4 – Inclua (se não os tem já) pequenos hábitos diários como desligar todas as luzes e aparelhos quando não são necessários e reduzir o tempo do seu duche diário para um mínimo. Estude ainda os tarifários especiais da EDP e não só que podem adequar-se melhor às suas necessidades e fazê-la poupar dinheiro.

5 – Evite ao máximo os cartões de crédito. Se não gastar o que não tem é mais fácil ter uma noção real dos seus gastos.

6 - Reveja o seu plano de telefone, televisão e internet e opte pelo pacote mais barato em função das suas necessidades. E aqui a palavra será mesmo necessidade e não vontade. Dá uso ao telefone de casa? Se não o usa já a algum tempo se calhar já se tornou desnecessário e portanto um bom corte a fazer.

7 – Antes de sair de casa para ir às compras deverá fazer sempre duas coisas: uma lista de tudo o que realmente necessita e comer. Ir às compras sem uma ideia clara do que necessita ou ir com fome aumentará a conta. Se tem filhos e puder ir sozinha prefira-o pois as crianças exercem muita pressão para comprar determinado tipo de bens que podem ser dispensáveis. Por fim opte por marcas brancas. É possível encontrar produtos de grande qualidade sem recorrer a marcas conhecidas.

8 – Já no supermercado esteja atenta às promoções e às diferenças de preços entre as diferentes lojas. Repare também no preço de todos os produtos e a sua relação com o peso ou tamanho dos mesmos.

9 – Quanto a compras de roupa e acessórios existem várias maneiras de poupar. Pode frequentar outlets como o Freeport ou o Campera ou esperar por feiras como o Stockmarket em que é tudo de facto muito mais barato. Claro está que ainda lhe sobram os saldos. Junte um pouco todos os meses ou reserve parte do seu subsídio de férias para ir aos saldos. Mas talvez o mais importante de tudo seja ter uma clara consciência daquilo que já tem e do que lhe faz falta. Uma limpeza ao armário duas vezes por ano antes dos saldos é a preparação que precisa.

10- Agora que o Vintage está na moda é uma óptima oportunidade para ir a lojas de roupa em segunda mão ou remexer nos baús da sua mãe.

11 – Inscreva-se em newsletters de restaurantes e associações culturais para aproveitar todas as promoções e descontos.

12 – Inscreva-se em sites como a Groupon para usufruir de um sem fim de ofertas. Mas tenha sempre em mente que só porque é barato não quer dizer que seja adequado para si. Evite as compras impulsivas e reflicta sempre um pouco antes de cada gasto. Mas se se puder mimar de vez em quando neste tipo de empresas irá encontrar descontos superiores a 50%. Este tipo se sites são ideias para quando precisa de serviços de estética, uma ida ao cabeleireiro, um jantar ou uma viagem romântica entre outras coisas.

13 – Se puder prefira a utilização de transportes públicos ou então divida o carro com os seus colegas de trabalho.

14– Em relação às férias tem duas hipóteses. Pode comprar com bastante antecedência ou esperar até à última da hora e ficar com as sobras. Aqui também será uma boa ideia assinar a newsletter das principais agências de viagens para estar sempre a par das promoções.

15 – Se o dia estiver bonito opte por secar a roupa no estendal ao invés da máquina de secar roupa. Isso vai reduzir drasticamente a conta da electricidade. Outra medida que pode tomar para reduzir a conta da electricidade será trocar passar de lâmpadas convencionais para as economizadoras.

Se gostou deste artigo veja também:

A galeriaIdeias para fazer em família

A galeria25 ideias para ser uma família verde

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.