Siga as últimas notícias sobre educação, escolas e pedagogia. Aqui encontra informação essencial para as todas as famílias com crianças e adolescentes.
O Ministério da Educação informou hoje que o portal das matrículas já está a funcionar, após um problema informático que impediu os encarregados de educação dos alunos que transitam para o 5.o ano de fazerem a matrícula.
O parlamento aprovou hoje por unanimidade o texto final da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para alargar a idade de adoção de crianças até aos 18 anos.
As escolas privadas tinham mais cinco mil alunos no ano letivo passado face a 2019/2020, a maioria a frequentar o ensino secundário, num período em que o sistema de ensino português perdeu milhares de estudantes.
Muitas famílias não estão a conseguir inscrever as crianças que transitam para o 5.º ano, estando “a ficar desesperados” porque o prazo termina na segunda-feira, revelou a Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap).
Um estudo da Fundação Vodafone refere que os encarregados de educação em Portugal "são os mais otimistas" em relação ao potencial de utilização das tecnologias digitais num estudo feito a 10 países, entre os quais Espanha e Alemanha.
As alterações às licenças parentais, previstas no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foram hoje publicadas em Diário da República e aplicam-se às licenças em curso, tendo os pais 30 dias para aderir ao novo regime.
Dois em cada 10 alunos frequentavam escolas privadas no ano letivo de 2021/2022, ano em que havia mais de dois milhões de crianças e jovens inscritos desde o ensino pré-escolar até ao superior.
Quase 84% dos municípios estão a desenvolver Estratégias Locais de Habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, tendo identificado 77 mil famílias a viverem em condições indignas, atualizou hoje a ministra da Habitação, na Assembleia da República.
Representantes dos pais criticaram hoje a decisão do Ministério da Educação de retomar o plano de devolução dos manuais escolares do 1.º ciclo e afirmam que tinha sido assegurado às famílias que os livros não seriam reutilizados.
O brinquedo que desencadeou a revolução mundial dos animais de estimação virtuais na década de 1990 quer voltar a surpreender a indústria de brinquedos com o lançamento do Tamagotchi Uni.
Os alunos mais carenciados têm, em média, resultados académicos muito mais baixos do que os colegas de famílias sem dificuldades económicas, destacando-se pela negativa os casos de Matemática A, Fisico-Quimica ou Biologia e Geologia.
Os colégios privados atribuíram 20 valores em disciplinas com exame a quase tantos alunos como as escolas públicas, apesar de estas representarem quase seis vezes mais no universo dos estabelecimentos de ensino.
Os alunos estão a reprovar cada vez menos em todos os ciclos, mas continua a ser no ensino secundário que enfrentam maiores dificuldades com apenas 77% a conseguirem chegar ao final nos três anos esperados.
A proximidade é apontada como a "chave" para o sucesso da Escola Secundária de Vouzela, situada numa vila do distrito de Viseu e que é a primeira pública do ranking das melhores médias nos exames nacionais.
As escolas públicas desceram no ranking das melhores médias nos exames, surgindo em 39.º lugar a primeira pública situada numa vila do interior e a uma hora de viagem do colégio do Porto que agora lidera a tabela.
O novo set de 2509 peças é extremamente pormenorizado e inclui um série de detalhes que promete fazer as delícias dos aficionados da marca dinamarquesa de brinquedos.
As escolas secundárias do concelho de Cascais, no distrito de Lisboa, vão ter a partir do próximo ano letivo mentores e aulas de computação, na sequência de um projeto da Câmara Municipal, foi hoje anunciado.
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) revelou hoje que quase um terço (31,6%) das crianças e jovens vítimas de crime e de violência que apoiou em 2022 são filhos dos autores dos crimes.
Quase 2.600 crianças e jovens vítimas de crime e violência foram apoiados em 2022 pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), mais 32% do que no ano anterior, disse hoje à Lusa fonte da instituição.
Tinha 4 anos quando sofreu o primeiro pontapé por um colega de turma, foi agredido e discriminado, mudou de escola após a pandemia e hoje, com 10 anos, faz terapia, mas o trauma não foi esquecido.
Os bebés até ao primeiro ano de vida têm a partir de hoje acesso gratuito ao cartão de cidadão, uma medida anunciada pelo Governo no Dia Mundial da Criança.