O regulamento foi hoje publicado em Diário da República, devendo as candidaturas ser apresentadas entre 01 e 15 de novembro.

“O apoio às famílias e o estímulo à natalidade reclamam medidas reais, medidas de carne e osso”, considerou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

Na sua opinião, “apoios como este podem fazer a diferença", ao "influenciar a decisão das famílias de apostarem na formação superior dos seus filhos”.

“O município de Viseu tem um compromisso ativo no apoio às famílias numerosas e carenciadas do concelho. Este é mais um estímulo ao rendimento disponível dos munícipes necessitados ou com maiores encargos educativos, mas é também um incentivo para o progresso dos nossos jovens no ensino superior”, acrescentou.

Oito das bolsas destinam-se a estudantes de famílias em situação de carência financeira, não contemplando a dimensão do agregado familiar. As restantes doze visam ajudar alunos provenientes de famílias numerosas (com três ou mais filhos), sendo privilegiados os casos de menores rendimentos.

A atribuição das bolsas obriga à apresentação de um comprovativo da situação familiar e económica. É também necessário o aluno ter aproveitamento escolar (80% dos créditos anuais).

Esta ajuda da Câmara poderá ser acumulada com outros apoios disponíveis a estudantes do ensino superior.

Nos requisitos está também a obrigatoriedade de o agregado familiar residir no concelho de Viseu há pelo menos três anos e a frequência do curso de licenciatura em estabelecimentos do ensino superior em Portugal.

Esta medida faz parte do primeiro Pacote de Medidas Municipais Pró-Natalidade e de Apoio às Famílias Numerosas de Viseu, que foi apresentado em fevereiro.

A análise das candidaturas será feita até ao final do ano, sendo metade do valor paga em março de 2016.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.