Em causa está a entrega de excedentes alimentares dos restaurantes a agregados familiares em situação de risco ou pobreza, identificados por técnicas do protocolo de Rendimento Social de Inserção da ADICE.

O projeto começou há um ano, com 13 famílias e oito restaurantes aderentes, e hoje, quando se assinala o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, são assinados mais protocolos com empresários que passam a ser "padrinhos" de mais oito famílias.

"Este concelho é solidário e as pessoas abraçam causas. O balanço que fazemos do projeto é muito positivo quer na recetividade e generosidade dos ‘padrinhos', quer na felicidade que constatamos junto de quem precisa e recebe, os ‘afilhados'. A avaliação é contínua. Quando uma técnica percebe que determinada família já não precisa, o protocolo passa para outra que demonstre mais necessidade", descreveu à agência Lusa a presidente da associação, Trindade Vale.

O "ADICE Solidária - Alimente esta ideia" é dinamizado no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Valongo, Terceira Geração - Projeto InterV@L3G, chegando a partir de agora a 21 casas e envolvendo quase duas dezenas de restaurantes.

Trindade Vale admite que "ainda é pouco" e aponta como meta "chegar cada vez mais longe", mas frisa a necessidade de "começar por algum lado e ir cativando mais ‘padrinhos', bem como percebendo melhor onde estão casos de potencial pobreza envergonhada".

O projeto está focado, para já, nas freguesias de Valongo e Alfena, sendo objetivo da ADICE alargá-lo a Ermesinde, Campo e Sobrado.

"As famílias ficam extremamente felizes. Temos o cuidado de atribuir o restaurante em função da localização de cada uma de forma a minimizar custos de deslocação para recolherem as refeições. E os empresários, o que nos dizem é que o envolvimento neste projeto é muito gratificante", concluiu a presidente.

A ADICE é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que possui como atividade principal a promoção do desenvolvimento social do concelho de Valongo, distrito do Porto, e como atividades secundárias, todas aquelas relacionadas com a formação e inserção profissional, cultura, ambiente, promoção da saúde e desporto, da igualdade de género e de oportunidades.