O Dia Aberto da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) quer mostrar a oferta educativa da academia transmontana, as saídas profissionais e atrair os alunos do secundário.

A academia anunciou hoje que, para a edição 2015, estão inscritos 1.200 estudantes, provenientes de 67 escolas do norte do país.

Durante todo o dia, os alunos visitantes poderão participar em 71 atividades, desde experiências com robôs em ação ou com veículos aéreos não tripulados, os drones, participar em demonstrações de jogos criados por estudantes universitários para telemóveis e ajudar a preparar uma emissão televisiva.

Poderão ainda visitar exposições, assistir a filmes e palestras, participar em visitas guiadas ou em experiências laboratoriais, onde poderão aprender a identificar e a observar micróbios, ficar a saber o que é o bioterrorismo e os seus mistérios, ou descobrir a “linguagem dos mortos” através das autópsias de animais, obter plantas 'in vitro' e conhecer tesouros escondidos nas lendas.

“Este dia torna-se, assim, uma oportunidade para estes futuros estudantes do ensino superior conhecerem uma universidade com um percurso de qualidade e inovação, reconhecido em vários domínios, e que poderá determinar a escolha do seu futuro académico”, salientou a fonte da academia.

Esta iniciativa, que vai na 14.ª edição, é organizada em parceria com a União das Associações de Pais e Encarregados de Educação das escolas do concelho de Vila Real.

Depois, na sexta-feira, a UTAD celebra o seu 29.º aniversário, com uma cerimónia que conta com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, e do presidente do Conselho Geral, José da Silva Peneda.

A sessão inclui a entrega do prémio de “Mérito Científico” e de prémios escolares aos melhores estudantes e a inauguração da exposição do artista plástico Mário Vitória, que ficará patente na galeria da Biblioteca Central.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.