A iniciativa insere-se no âmbito do Mês de Prevenção dos Maus-Tratos Infantis e os azulejos que vão compor o mural foram pintados por 1.394 crianças das escolas básicas da Trofa, bem como de um estabelecimento de ensino convidado de Vila Nova de Famalicão.

"É fundamental consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância e do fortalecimento das famílias, no sentido de potenciar uma parentalidade ativa e positiva", refere a câmara da Trofa no convite para a inauguração.

O mural é constituído por de 18 painéis e a atividade teve como objetivo "sensibilizar toda a comunidade através da ‘voz' das suas crianças", lê-se também na página do projeto CLDS-3G (Contrato Local de Desenvolvimento social - 3ª geração) da Trofa, distrito do Porto.

Na quinta-feira, pelas 16:00, cerca de 100 crianças e jovens vão inaugurar junto à rotunda da Escola EB 2,3 Napoleão Sousa Marques, uma praça com o nome Direitos das Crianças, aguardando-se também a presença do presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco Armando Leandro.

O programa inclui uma largada de centenas de balões brancos e aos alunos da Secundária da Trofa, autores do hino "Diz não à violência. Pensa com o coração!", cabe a vertente musical da cerimónia.

"Esta é mais uma oportunidade única para reafirmar a responsabilidade de cada um na construção de um mundo em que o direito de ser criança e jovem constitua uma realidade universal sem quaisquer distinções, nem discriminações", acrescenta a autarquia trofense.

A campanha de prevenção dos Maus-Tratos Infantis é uma iniciativa organizada pela câmara da Trofa e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Trofa, contando como parceiros com a Guarda Nacional Republicana, o CLDS Trofa 3G, que tem como mentor a Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa, bem como as associações locais e a comunidade escolar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.