No passado dia 19 de abril, Sofia Carvalho Pinho e o José Regedor casaram-se com ajuda de um projeto internacional de solidariedade que realiza casamentos a casais com poucos recursos.

Uma verdadeira história de amor e fornecedores de várias áreas especialistas em casamentos juntam-se para oferecer o casamento de sonho a casais pelo mundo inteiro, que não têm recursos financeiros para o organizar. O Two+Us já realizou casamentos solidários em 4 países e em abril realizou o primeiro em Portugal.

Este projecto social foi criado pela Belief Wedding Planners, uma comunidade internacional com 200 wedding planners de mais de 30 países. O principal objetivo do Two + Us é oferecer todo o casamento a casais com poucos recursos, por todo o mundo, com o intuito de atribuir significado ao casamento e trazer esperança e fé às vidas destes casais.

“É sempre uma aventura planear o Two+Us. O nosso foco é nos desejos do casal e em fazê-los felizes. Por outro lado, temos a difícil tarefa de escolher profissionais incríveis para fazer com que tudo aconteça de uma maneira maravilhosa. Esta foi a quarta edição do projeto e estamos orgulhosos com o resultado e prontos para as próximas edições”, afirma Giovana Duailibe, CEO da Belief Wedding Planners.

Entre na galeria e veja as fotos do casamento:

 

Conheça o casal: Sofia Carvalho Pinho e José Regedor

A Sofia e o José têm ambos 37 anos e têm uma longa história juntos. Quando o José tinha 17 anos, teve um acidente que o deixou incapacitado para o resto da vida. Ele luta diariamente, não só pela sua condição, mas também devido às dificuldades que a vida lhe trouxe.

O José tem formação em diversas áreas e não tem receio de trabalhar. Neste momento, é sapateiro. Recebe uma pensão de invalidez do Estado. A Sofia trabalha na área administrativa. Ambos trabalham arduamente, de forma a garantir tudo à sua família. "Especialmente às nossa filhas Leonor, 8, e Madalena, 14. Apesar de não serem filhas do José, existe um verdadeiro amor entre eles”, afirma Sofia.

A Sofia acredita que ao longo da vida muitas barreiras poderão surgir, mas juntos será possível combatê-las e ultrapassá-las. "O que só acontece porque existe amor e eu estarei para sempre com o José, como faço todos os dias. Assim será nos dias bons ou nos dias não tão bons. O nosso amor é o que nos move e o que nos faz sentir vivos. Todos nós temos o direito de sermos felizes, independentemente da nossa condição," diz Sofia.

Foi a irmã de José quem inscreveu a história do casal no projecto Two +US. “Eles têm uma história de amor linda e a sua luta diária é impressionante. Após a inscrição, recebemos uma carta da Sofia e, com isso, sentimos que eles seriam o casal escolhido para a edição Portuguesa. Costumamos dizer que não escolhemos os casais – eles é quem nos escolhem. Estamos felizes de celebrar o amor deles de uma maneira que eles sempre sonharam”, destaca Giovana.

Projeto internacional de solidariedade realiza primeiro casamento em Portugal. Conheça a história de amor de Sofia e José
créditos: Two+Us

O wedding planner Rui Mota Pinto, responsável pela organização da edição Portuguesa, comenta que quando ele conheceu José e Sofia, sentiu uma enorme felicidade e grande honra. “Perceber a alegria deste casal em saber que iriam finalmente conseguir realizar o seu sonho foi algo que simplesmente me iluminou o coração e me fez perceber de facto como é compensador quando alguém nos permite fazer algo por eles. Mais do que tudo senti uma enorme felicidade, uma enorme emoção, mas também uma imensa honra por estas duas pessoas incríveis me deixarem fazer parte da sua história”, explica Rui.

Sofia e José também afirmam que este projeto os fez acreditar que tudo é possível. “Quando soubemos que tínhamos sido selecionados pensamos: ‘é agora que vamos realizar um dos nossos sonhos’. O planeamento foi conforme tudo aquilo que idealizamos. Todos os que abraçaram este projeto foram incansáveis para que o nosso dia fosse algo que jamais iríamos esquecer”, pontua Sofia.

O planeamento do casamento

O planeamento da edição portuguesa do Two+US começou logo após a terceira edição do projeto, que aconteceu em Itália, em novembro de 2018.

“Explicar todos os sentimentos que me invadiram quando soube que o Two + Us iria ser realizado em Portugal e que iria ser o wedding planner anfitrião é uma tarefa impossível. Alegria, honra, orgulho, paixão, responsabilidade, euforia - um misto de emoções que me invadiram naquele momento e que é impossível descrever. Um daqueles momentos em que só vivendo se consegue entender. A sensação única de podermos através do nosso trabalho mudar um pouco a vida de alguém é algo de mágico. Tive a felicidade de viver esta sensação no México em 2017 e na Itália em 2018. Mas poder viver este projeto, estas emoções no meu próprio país foi algo realmente único e mágico. Trazer o Two +US para Portugal foi o realizar de um sonho, e vivi durante os 4 meses de preparação uma aventura incrível e inesquecível. O dia do casamento. sem dúvida, foi um dos dias mais emocionantes da minha vida”, informa Rui.

Projeto internacional de solidariedade realiza primeiro casamento em Portugal. Conheça a história de amor de Sofia e José
créditos: Two+Us

O wedding planner Rui Mota Pinto criou um conceito especial para este casamento baseado na história deste casal. “Mais do que uma vida de dificuldades, queria olhar para a história deles como uma história de amor, repleta de dedicação, partilha e conquistas. Primeiro conheci o José, envergonhado, mas radiante quando espelhava a felicidade de finalmente poder casar com a Sofia. Depois de todos os obstáculos, o José ensinou-me que tudo pode ser ultrapassado, tal como o significado das palavras determinação e força de vontade.

Apercebi-me de que ele é uma pessoa feliz e que quer viver cada dia cheio de alegria com aqueles que ama. Neste momento, percebi que não há barreiras para amar. E a partir daqui comecei a criar o conceito deste casamento. Mais tarde, conheci a Sofia – ela é alegre, dinâmica e apaixonada. Quando eles estavam juntos, sentia uma sintonia única entre eles. Estão verdadeiramente dedicados um ao outro. Constatei que cada segundo da vida deste casal é apoiada no amor entre ambos e no amor pelas suas filhas. Isto é uma enorme história de amor. Com tudo isto na minha cabeça, cheguei ao conceito deste casamento: barreiras – uma história sobre amor e conquistas”, declara Rui Mota Pinto.

O dia do casamento

O casamento de José e Sofia teve tudo o que um casal pode sonhar – e durou das 17h às 2h da madrugada. Foi uma festa cheia de surpresas. A primeira delas é que a noiva escolheu usar um vestido preto da estilista Susana Agostinho, com joias da designer Sofia Tregeira.

Na cerimónia, Sofia escolheu entrar ao lado do wedding planner Rui Mota Pinto. “Quando a Sofia me pediu para ser eu a acompanhá-la ao altar, foi algo que me deixou de tal forma honrado que nunca pensei sentir algo assim. Lembro-me de chorar de alegria, mas também de honra. Algo que jamais imaginei poder sentir. Partilhar um momento tão importante na vida de alguém desta forma. Algo que levarei para sempre no meu coração com um dos momentos mais incríveis que já vivi”, conta Rui.

“Fico sem palavras ao descrever o dia do casamento. Foi um momento inesquecível – não só para nós, mas para os nossos convidados também. Um dos momentos mais marcantes foi quando desci as escadas acompanhada pelo Rui Mota Pinto, vi o José de costas e disse: ‘o José está lindo! É ele mesmo o homem que me preenche por completo, chegou o nosso dia de sermos ainda mais felizes’. Quando ele se virou na minha direção chorei que até soluçava. O Rui tentava acalmar-me e as suas palavras me deram muito conforto”, lembra Sofia.

Durante a cerimónia, o celebrante realizou dois rituais com o casal. O primeiro deles incluía fitas coloridas – cada uma delas representava uma cor do arco íris e um desejo para o casal. No segundo ritual, foi dado um pilão aos noivos e grãos de café. O casal teve que moê-los juntos – isto faz referência à história do casal, uma vez que o seu primeiro encontro aconteceu numa cafetaria. No dia após o casamento, o café foi entregue no hotel e eles puderam tomá-lo juntos.

A música foi uma grande atração neste casamento. A cerimónia teve um violinista e um DJ. No cocktail, tocaram um saxofonista e um DJ. Durante o jantar, tiveram uma banda, um saxofonista e um DJ. O casamento contou também com algumas performances de entretenimento.

Para Sofia, todos os envolvidos neste projeto tiveram uma grande capacidade de trabalhar em equipa. “Os profissionais tiveram uma enorme visualização do que é ter um casamento não tradicional, além de um sentido de responsabilidade para que tudo corresse bem em cada pormenor, cada detalhe”, elogia Sofia.

“Portugal foi incrível. Foram 130 dias de planeamento, 59 fornecedores, mais de 100 pessoas a trabalhar e um casal muito feliz no final. Missão cumprida”, diz Giovana.

Projeto internacional de solidariedade realiza primeiro casamento em Portugal. Conheça a história de amor de Sofia e José
@Two+Us créditos: Copyright All right reserved

O projeto Two + US destina-se a casais com poucos recursos, que também tenham uma história de amor bonita e cheia de significado. Casais que queiram participar devem submeter as suas histórias no site: http://www.twoplususproject.com/contact

“Guatemala, Panamá e México são os próximos países a receber o projeto em 2019 e mal podemos esperar para estar lá”, diz Giovana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.