No Dia Mundial da Lavagem das Mãos , que se comemora a 15 de outubro, damos a conhecer a experiência de uma professora, através da qual mostrou aos seus alunos a importância de lavar as mãos.

A professora de saúde Donna Gill Allen, da Carolina do Norte (EUA) realizou a seguinte experiência: foram colocadas três fatias de pão, cada uma num saco de plástico. A primeira fatia foi colocada dentro do saco com luvas, a segunda foi colocada com as mãos lavadas e a terceira, a professora deixou que todos os alunos tocassem na fatia antes de ser colocada dentro do saco. Poucos dias depois, as diferenças eram visíveis.

Como não podemos ver os germes, apenas vísiveis ao microscópio, e os efeitos imediatos que eles podem ter na nossa saúde, é fácil assumir que eles não nos podem afetar ou fazer com que fiquemos doentes.

Por isso, recomenda-se lavar as mãos, pelo menos 3 vezes ao dia, e sempre antes das refeições. As mãos são a principal via para a transmissão de vírus, quer seja pelo contacto fisico social quer pelo toque em objetos.