No próximo dia 14 de abril, a Kidscoaching, empresa especializada em coaching infantil, realiza um workshop sobre a importância do eneagrama na educação subordinado ao tema “Espelho meu, porque é que o meu filho não é como Eu?”
Rita Marcos,coach, em declarações ao Sapo Familia, explica a importância do tema, começando precisamente pelo conceito do eneagrama, desconhecido pela maioria dos educandos: “É um sistema de conhecimento da personalidade, profundo e dinâmico, o qual descreve nove padrões distintos de pensamento, sentimento e ação. O Eneagrama reconhece o nosso sistema de valores e a sua ligação à perceção do mundo da infância. Desvenda que todos temos um comportamento-tipo, como um eixo à volta do qual gira a nossa personalidade. Essa fixação gera comportamentos inconscientes, visível nos nossos atos e que gera mecanismos de defesa com origem na nossa criança interior”
O Eneagrama fundamenta-se no estudo de nove, reconhecendo três centros motores da personalidade: o instintivo, o emocional e o mental.Esses nove tipos vão desde o Perfecionista (caracterizado pela organização, disciplina e sentido crítico) ao Confrontador (determinado frontal e dominador), passando pelo Romântico ou Original (sensível, criativo e individualista).
Para a coacher, “o principal ensinamento do Eneagrama é que aquilo que somos está para além da nossa personalidade, que assume diferentes máscaras, começando logo na infância, em função da forma como somos aceites pelos outros”.
Na prática a sua importância na educação dos mais novos é real: “Quando a criança nasce já transporta consigo uma espécie de embrião da sua personalidade. Essa matriz é contrariada, por volta dos 4-5 anos, quando a criança tende a adoptar a matriz dos pais; o seu primeiro modelo do mundo. Ela passa a entender que, para ser aceite, tem que criar uma personalidade. O tipo de personalidade que desenvolvemos define-se através do modo como somos aceites, amados e respeitados pelos outros. O Eneagrama é um poderoso sistema de conhecimento que nos ajuda a descobrir a chave do inconsciente onde se escondem as causas dos nossos comportamentos e que nos devolve a nossa verdadeira Essência”.
Através do eneagrama, entendemos melhor que tipo de comunicação é adequada para uma criança ou adolescente em função do seu comportamento. Um exemplo simples: se para uma criança que está a desenvolver um comportamento mais determinado e confrontador, o educador dizer "tu não consegues vestir sózinho" pode funcionar como um desafio à sua auto-confiança e ter um resultado positivo, para uma criança com um tipo mais sensível o discurso terá de ser o oposto; "eu acredito que tu consegues!".
Como se explica aos pais que nem sempre "filho de peixe sabe nadar"
Rita Marcos explica que “os pais devem ser "treinados" a entender que os seus filhos estão a desenvolver a sua própria personalidade e que isso não significa o seu fracasso como educadores. O eneagrama ajuda a retirar o sentimento de "culpa" e frustração que costuma assolar os pais mais ou menos desesperados e conduz-nos a uma maior compreensão dos nossos filhos e a desenvolver a tolerância. Porém, tal situação pode gerar conflitos entre aquilo que um pai quer para o seu filho e aquilo que ele próprio pretende? “Um pai/mãe que não compreenda que o comportamento do seu filho pode estar a ter origem numa personalidade em desenvolvimento, que pode ser bem diferente da sua, pode ter sérios problemas de comunicação e entendimento. Especialmente na adolescência, porque é nesse período que habitualmente adotamos o padrão de comportamento que entra em confronto com o dos nossos pais, pela necessidade de afirmação da individualidade”, acrescenta a nossa interlocutora.
Embora tenha como base um conhecimento antigo, o Eneagrama foi redescoberto na atualidade e é reconhecido como uma poderosa ciência de estudo do comportamento, usada em áreas tão diversas que vão da psicologia ao mundo empresarial, passando pela saúde, família, educação e coaching/desenvolvimento pessoal”.
O encontro realiza-se na Rua do Centro Cultural, 10, 3º Piso (Alvalade), estando previsto um maior entre pais e filhos para Maio.
4 de abril de 2012

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.