Cerca de metade (46%) de todos os pais de condutores inexperientes europeus apoiam a tecnologia da caixa negra que lhes permite controlar a velocidade e comportamento da condução dos seus filhos, segundo novos dados obtidos pela Goodyear Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

Na União Europeia (UE), o maior apoio a esta tecnologia por parte dos pais encontra-se em Itália (73%), Polónia (72%) e Roménia (72%). Fora da UE, existe um elevado apoio a esta tecnologia na Turquia (85%) e na África do Sul (79%).

A monitorização disponível no próprio veículo pode reduzir significativamente os comportamentos de risco, sobretudo no caso de condutores jovens. O estudo revelou igualmente que existe uma maior probabilidade dos condutores inexperientes melhorarem a sua condução quando sabem que estão a ser observados pelos seus pais.

Os novos dados foram obtidos na sequência de um inquérito realizado pela Goodyear junto de mais de 6.800 pais de condutores inexperientes (na faixa etária dos 16-25 anos) em 19 países. Este inquérito teve por objetivo compreender melhor as atitudes dos pais em relação à segurança rodoviária, tanto no que diz respeito ao estabelecimento de exemplo como condutores, bem como no modo como apoiam os filhos que estão a aprender a conduzir.

O estudo foi publicado no relatório da Goodyear "Driving Safety First - improving road safety for novice drivers".

“A utilização voluntária da telemática (tecnologia da caixa negra) por novos condutores ajuda-os a cumprir as regras de trânsito e refrear quaisquer ‘momentos de loucura’ que possam pensar em ter. Existem poucas objeções à sua utilização, desde que ela seja voluntária. Porém, na eventualidade de uma utilização obrigatória, isso abriria o caminho para acusações de ‘big brother’ ou talvez ‘big pais’ a observar todos os movimentos do novo condutor”, comenta John Lepine, presidente da Associação Europeia de Escolas de Condução. 

Muitas seguradoras na Europa estão a desenvolver políticas de seguros que incluem registos da caixa negra que revelam os padrões e hábitos de condução. Algumas seguradoras ajustam os seus prémios com base no nível de segurança da condução de determinado condutor, e podem até mesmo retirar o prémio se o condutor for considerado demasiado ‘perigoso’.

Cartas de condução graduais 

A carta de condução gradual é outra iniciativa que visa a melhoria da segurança rodoviária que recebeu um forte apoio dos pais e instrutores de condução.

Foi concebido um sistema de carta de condução gradual para que novos condutores adquiram experiência e competências ao longo do tempo em ambientes de baixo risco. De uma maneira geral, a carta de condução gradual dos condutores limita a condução à noite, em auto-estradas e sem supervisão durante as fases iniciais, número e idade dos passageiros, e vai retirando estas restrições ao longo do tempo através de testes adicionais; até que o indivíduo obtenha a carta de condução completa.

Em toda a UE, 42% dos pais de condutores inexperientes favorece um sistema de carta de condução gradual, sendo que a maior percentagem de apoio a esta condução gradual se encontra no Reino Unido, com 66% e o menor na Suécia com apenas 15%. Fora da UE, 85% dos pais turcos que responderam ao inquérito declararam que eram a favor deste tipo de sistema.

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