"Por um futuro com mais bebés" é o nome do novo projeto de apoio e incentivo à natalidade em Portugal desenvolvido pela rede de parafarmácias Well's. Além da promoção da discussão do tema na sociedade civil, contempla a oferta de um conjunto de produtos da linha Baby Well's a todos os bebés nascidos em 2018. "Contamos oferecer 80.000 kits, que também incluem uma oferta para as mães", avança João Cília.

Durante a apresentação pública da iniciativa, hoje em Lisboa, o diretor-geral da empresa revelou ainda que, desde o lançamento oficial, no passado dia 1, a adesão no site criado tem sido crescente. "Na primeira semana, foram entregues mais de 100 kits e foram feitos mais de 1.000 registos", anunciou ainda. O apoio de bebés de 50 famílias carenciadas durante o seu primeiro ano de vida é outras das vertentes do projeto.

A ideia é "cobrir todas as necessidades de alimentação, puericultura e higiene" das crianças durante o primeiro ano de vida, no âmbito da parceria estabelecida com várias empresas e entidades públicas, como é o caso do Ministério da Saúde, da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, a EntrAjuda, a Muumi Baby, a Nutribén, a Chicco e a Medela. Nos próximos meses serão assinados protocolos com mais organizações.

Em Portugal, nasceram 86.180 bebés em 2017, menos 1.397 do que em 2016. Na década de 1960, a média ultrapassava os 213.000 nascimentos. O número médio de filhos também desceu de forma significativa. Ainda há meio século, era superior a três. Atualmente, é inferior a 1,5. "Teremos um problema muito sério nos próximos 30 a 40 anos", alertou, no evento, Inês Valadas, administradora da Sonae MC, que detém a Well's.

Texto: Luis Batista Gonçalves