
O projeto, designado “+ Sucesso”, vai ser desenvolvido, durante três anos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, revelou hoje o município alentejano.
A iniciativa, segundo a autarquia, pretende combater o insucesso e o abandono escolar dos alunos do concelho, visando igualmente reforçar a articulação entre os membros da comunidade educativa e apoiar as famílias e os alunos na sua integração escolar.
Cofinanciado em 85% por fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura efetuada através da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), o projeto engloba cinco ações, a desenvolver por uma equipa multidisciplinar, constituída por licenciados em Psicologia, Educação Básica, Teatro e Serviço Social.
A constituição de um gabinete de apoio multidisciplinar, localizado na antiga Casa dos Juízes, foi a primeira ação a ser implementada.
O objetivo é que este gabinete “apresente uma resposta complementar à da escola na criação de uma dinâmica de trabalho que contribua para o sucesso escolar dos alunos referenciados”, explicou o município.
Uma mediateca itinerante
A criação de uma mediateca itinerante que percorra as freguesias rurais do concelho, “possibilitando a promoção de literacias às crianças e jovens durante todo o ano, em articulação com a comunidade envolvente”, é outra das linhas de trabalho.
Segundo a câmara, outra das ações incide na orientação parental, com a realização de ‘workshops’ e seminários para “apoiar as famílias no percurso escolar dos seus educandos e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para que os possam acompanhar e compreender o seu desenvolvimento socioafetivo e escolar”.
“ConCentra-te” é a designação da quarta ação, que vai envolver a criação de uma resposta diferenciada, em contexto de sala de aula, promotora de “novos estilos de trabalho e novos ritmos, de forma a capacitar os alunos e a promover o sucesso escolar”.
A “Oficina de Expressões” é a quinta ação do “+ Sucesso”. O objetivo, referiu a autarquia, vai passar por “contribuir para a evolução positiva dos processos de socialização, através do contacto com as artes performativas”.
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