Nos meses de verão, a propensão para o sexo é maior, sendo esta também uma das melhores alturas para engravidar e para gerar bebés maiores. De acordo com um novo estudo suíço, divulgado pela publicação especializada Nature Medicine, as mulheres que engravidam no inverno geram tendencialmente crianças com menos peso. O grupo de cientistas chegou a essa conclusão depois de analisar imagens de 8.400 adultos.

Os investigadores associam a conceção em ambientes mais frios à presença de maiores quantidades de gordura castanha no organismo feminino, uma substância que potencia um maior consumo calórico. Ao contrário das brancas, que são apontadas como causa de doenças do foro cardíaco e até cancro, as camadas lipídicas de cor mais escura queimam calorias ao gerar calor, potenciando outras reações orgânicas.

"Os nossos resultados indiciam [que ocorre] uma programação epigenética do esperma", justificam os autores do estudo. "Até agora, tínhamos a crença que [este fenómeno] não tinha a ver com as temperaturas que as pessoas sentem ao longo da vida, mas as nossas observações sugerem que estas podem, afinal, afetar a conceção em função dos níveis de gordura castanha", diz Christian Wolfrum, investigador da universidade ETH Zürich.