Fred e Kim Spratt, americanos, são casados há pouco mais de um ano e resolveram fazer uma viagem até Lisboa para se despedirem da sua vida de "solteiros", antes dos filhos nascerem.

Apesar de grávida de gémeos, Kim aconselhou-se com o seu médico que lhe garantiu que era seguro fazer esta viagem, apesar de longa.

Tudo estava a correr bem, quando já em Portugal, num cruzeiro, Kim começou a ter sintomas de trabalho de parto. E acabou por dar à luz os seus gémeos, dentro de um quarto no barco.

"Ninguém falava inglês, só português e o meu marido teve de ficar no corredor a aguardar notícias", conta Kim a um jornal americano.

Os gémeos nasceram prematuramente, às 24 semanas, com apenas pouco mais de 500 gramas. O bebé Hudson morreu poucos dias depois do parto, mas Hayden ainda luta pela vida.

O casal terá agora de permanecer em Portugal até que a filha ganhe forças para poder viajar de volta para os Estados Unidos. Serão quatro ou cinco meses num país estrangeiro, sem trabalho, sem dinheiro, sem família e amigos.

Devido às circunstâncias, o casal criou o site gofundme.com onde qualquer pessoa pode doar dinheiro para os ajudar. Além do dinheiro, também é pedido bens ou produtos para a bebé (como carrinho, cadeirinha e outros bens).

A bebé Hayden encontra-se na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.