No âmbito do Dia Mundial da População que se comemora hoje, a Associação Famílias e a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas marcam encontro no Terreiro do Paço, às 18: 30, para a apresentação pública do manifesto “1 Filho vale 1”.
Segundo o mesmo “o nascimento de um filho representa um momento muito especial. Para os pais, um filho tem um valor incomensurável, valerá sempre muito mais do que um. Verdadeiramente o seu valor é tanto que não é possível contabilizá‐lo. Sempre assim foi e assim continua a ser. O nosso manifesto, porém, não exige tanto. Pede apenas que cada filho possa ser visto e considerado como aquilo que é: um filho. Um filho tem de valer um!”.
O encontro reunirá mais de cem personalidades, famílias e organizações. Destaque para Luís Villas Boas, Pedro Strecht, Luís Baena, João Miguel Tavares, Luísa Anacoreta Correia, Miguel Palha, Pedro Lomba, Nuno Markl, Ana Galvão, Ruy de Carvalho, Tareca, Santana Lopes, Rosário Carneiro, António Pinto Leite, Miguel Poiares Maduro, Teresa Ribeiro, José Ribeiro e Castro, Helena Roseta e Tozé Martinho.
A iniciativa alerta ainda para a necessidade de se “adotar medidas de equidade e justiça para com as famílias com dependentes”. Segundo dados recentes, há uma tendência de decréscimo dos nascimentos em Portugal e tudo aponta para que se fique aquém dos 90 mil bebés, um número inédito no nosso país.
11 de julho de 2012