Sensibilizar a comunidade escolar para as perturbações do desenvolvimento, bem como promover conhecimentos, competências e atitudes que lhes permitam identificar, avaliar e intervir na área do desenvolvimento infantil são alguns dos objetivos do projeto, que prevê a dinamização e sensibilização na rede educativa de Leiria para princípios e práticas da promoção da saúde na área do desenvolvimento infantil.

Segundo informações da Câmara de Leiria à agência Lusa, "numa primeira fase as iniciativas serão direcionadas em especial para coordenadores do 1.º ciclo, professores e psicólogos das escolas".

A sua concretização passa por várias etapas, que englobam três conferências a realizar nos dias 17 de novembro de 2016 e 25 de fevereiro e 29 de abril de 2017. Serão ainda realizados 'workshops' nos dias 18 de novembro de 2016, 25 de fevereiro e 29 de abril de 2017 e um congresso final, no dia 03 de junho.

"Esta iniciativa surgiu de uma sugestão do Centro Hospitalar de São Francisco, sabendo que a Câmara de Leiria tem desenvolvido um projeto de educação e promoção da saúde – ‘Leiria Tem Saúde’ - que visa a promoção da saúde e bem-estar dos munícipes", referiu fonte da autarquia à Lusa.

Com a participação do município, que passa a integrar também o "Leiria Tem saúde", este projeto "ganha escala e é alargado a toda a comunidade, funcionando a autarquia como elo de ligação à população", acrescenta ainda à Lusa a mesma fonte.

A Câmara de Leiria explica que o programa pretende incidir na promoção da saúde na área do desenvolvimento infantil, porque "se as dificuldades forem detetadas na primeira infância as respostas serão mais eficazes". Por outro lado, "trata-se de uma fase em que os professores passam mais tempo em contacto com os alunos, havendo maior facilidade de sinalizar".

Este é um programa de sensibilização e formação com vista à adoção de princípios e práticas fundamentais para a promoção da saúde na área do desenvolvimento infantil destinado a toda a comunidade educativa do concelho de Leiria, desde os jardins-de-infância ao ensino secundário, bem como às instituições com intervenção em meio escolar, refere uma nota de imprensa da autarquia.

O projeto será um instrumento de trabalho "fundamental" que contribuirá, "acima de tudo, para desenvolver competências na comunidade educativa que, entre outros dos objetivos a alcançar, permita desenvolver e manter uma comunidade escolar mais inclusiva e interventiva, criando espaços de partilha de experiências dirigidos a grupos específicos da comunidade escolar, valorizando o papel dos interveniente na vigilância e promoção do desenvolvimento infantil - ouvindo, questionando e aconselhando".