A crise actual deve servir para fazer repensar o estilo de vida e os exagerados padrões de consumo e ser aproveitada para valorizar “outras dimensões da vida”, segundo um especialista em consumo sustentável.
Pedro Jorge Pereira, formador e ativista eco-social, é um dos participantes no III Ciclo de Conferências - Consumo responsável, que começa quinta-feira e prossegue nos dias 26 de Maio e 03 de Junho.
Organizado pelo Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o ciclo começa com uma abordagem ao "Consumo de produtos biológicos em Portugal", no qual Pedro Jorge Pereira considera que é “necessário investir”.
Isto apesar de o especialista reconhecer que estes produtos são, na maioria das vezes, mais caros do que os resultantes da agricultura convencional, o que se deve a factores como as margens de lucro das superfícies comerciais que os vendem e os custos da certificação.
Para Pedro Jorge Pereira, nesta crise é “essencial repensar o estilo de vida e os padrões de consumo que são exagerados”.
“Consumimos mais do que é razoável, quando devemos antes valorizar outros aspetos da vida”, adiantou.O especialista não tem dúvidas de que, mesmo que fique mais caro consumir produtos biológicos, é preferível a sua aquisição e que se prescinda de outros produtos que não fazem falta e se adquirem compulsivamente”.
Fonte: Lusa
18 de Maio de 2011

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.