Segundo estudo publicado na revista Child Development, as crianças bilingues são mais capazes de realizar diversas atividades ao mesmo tempo do que as que falam apenas um idioma.
O estudo canadense, encabeçado pelos psicólogos Raluca Barac e Ellen Bialystok, foi feito em 104 crianças anglófonas de seis anos comparativamente com outras da mesma idade, mas com domínio de inglês, chinês, francês ou espanhol.
Ambos os grupos foram submetidos ao mesmo teste: apertar uma tecla de um computador enquanto passavam imagens de animais ou cores.
A conclusão foi reveladora: “todas as crianças responderam com a mesma velocidade quando as respostas se limitavam a animais ou cores, mas quando deviam passar de animais a cores unicamente e pressionar um botão diferente, os bilingues foram mais rápidos em realizar a mudança”.
Peggy McCardle, responsável pela unidade de desenvolvimento e comportamento da criança do Instituto americano para a Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, explica o sucedido: "Os bilingues têm na sua mente dois jogos de regras linguísticas e o seu cérebro aparentemente sabe como ir e vir entre elas, dependendo das circunstâncias".
Contudo, o estudo destacou que as crianças unicamente anglófonas foram mais eficientes no teste de vocabulário e gramática.
5 de abril de 2012