O Centro Hospitalar Leiria-Pombal (CHLP) vai ajudar as futuras mamãs e papás a preparar-se para o parto e para a parentalidade, com um curso de preparação que decorrerá no Hospital de Santo André, gratuito para os utentes, que tem como principal objetivo auxiliar o casal na sua adaptação a esta nova fase das suas vidas.
«A parentalidade é um projeto de vida para o casal que deve ser bem estruturado, uma vez que a adaptação à maternidade ou paternidade não é um processo intuitivo, mas sim um processo de aprendizagem», salienta Emília Fael, enfermeira diretora do CHLP, acrescentando que, nesta fase, «esta aproximação dos pais, da família, dos nossos utentes, faz parte de um trabalho que vimos fazendo no dia a dia, de humanização e cuidado próximos que queremos oferecer aos nossos utentes», destaca.
«No dia a dia de um bloco de partos, é frequente encontrar pais muito ansiosos em relação ao momento do parto e pouco confiantes no desempenho do seu papel parental, demonstrando falta de informação e grandes dificuldades na prestação de cuidados ao recém-nascido», explica Emília Fael. «Daí, e de forma a proporcionar um melhor nível de cuidados de enfermagem concedidos à grávida/casal/família, um grupo de enfermeiras especialistas em saúde materna e obstétrica, do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHLP, criaram o projeto “Mamã, ajuda!”, integrado no programa de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos nossos utentes», afirma a enfermeira diretora.
Com este curso pretende-se implementar um programa sistematizado de preparação para o nascimento e parentalidade, que visa não apenas o ensino da anatomia e fisiologia da gravidez e parto, e o ensino de exercícios respiratórios e de relaxamento, mas pretende também preparar o casal para o exercício da parentalidade, desenvolvendo aspetos como a amamentação e puericultura, assim como transmitir algumas noções sobre a psicologia da grávida, do casal e da criança.
O curso é ministrado por três enfermeiras especialistas, e incluirá componentes teórica e prática, e uma visita pré-natal à Urgência Obstétrica, ao Bloco de Partos e ao internamento do Serviço de Obstetrícia. A componente teórica incluirá os temas Desenvolvimento intrauterino, Legislação da parentalidade, Mala para a maternidade, Plano educacional da gravidez, Trabalho de parto, Métodos de alívio da dor no trabalho de parto, Cuidados imediatos ao recém-nascido, Amamentação e Puericultura. As sessões práticas compreenderão exercícios de mobilidade da bacia, treino de padrões respiratórios, treino de técnicas de relaxamento e autocontrolo do corpo, esquema de erros comuns durante o trabalho de parto, simulação do trabalho de parto e treino do período expulsivo.
Podem participar neste curso as grávidas, e respetivos acompanhantes, a partir das 28 semanas de gestação, que funcionará uma vez por semana, às quartas-feiras, das 16h00 às 18h00 (a primeira hora teórica e a segunda prática), na Consulta Externa de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santo André, em Leiria.
As pessoas interessadas poderão fazer o download da ficha de inscrição no site do CHLP, em www.chlp.pt, e enviá-la por e-mail para o endereço sgd.uaginobst@hsaleiria.min-saude.pt, ou entregá-la pessoalmente no secretariado da Consulta Externa do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia.
28 de setembro de 2012

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.