O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma tradição com mais de 2.000 anos na China e a principal festa de reunião das famílias chinesas, que leva milhões de pessoas a percorrerem centenas e até milhares de quilómetros até à terra natal naquele que é o maior movimento migratório do mundo.

No primeiro dia no novo ano, no sábado (28/01), sai à rua em Macau a parada do Dragão Gigante e também o Deus da Fortuna e os três Deuses da Felicidade, Longevidade e Prosperidade, além dos 12 signos do zodíaco chinês, cujas atuações, que se fazem acompanhar pela distribuição de lembranças e "lai sis" - pequenos envelopes vermelhos com dinheiro que se oferecem nesta época festiva -, se estendem ao dia de domingo.

Durante o fim de semana, inúmeros espetáculos protagonizados por grupos de fora, incluindo da China, de Hong Kong, da Colômbia, Espanha, Alemanha ou Estados Unidos, também vão animar a cidade, com a Marcha de Alfama a representar Portugal nas festividades.

No terceiro e no oitavo dia do Novo Ano Lunar (30 de janeiro e 04 de fevereiro), Macau assiste à parada de celebração do Ano do Galo, que decorre pelo quinto ano e tem direito a transmissão em direto pela televisão, a qual inclui um desfile de carros alegóricos e espetáculos culturais. Na segunda-feira, dia 30, há ainda fogo-de-artifício.

Os primeiros "panchões" (cartuchos de pólvora) podem ser rebentados para afastar os maus espíritos a partir do meio-dia de sexta-feira nas duas zonas para o efeito (uma na península de Macau e outra na ilha da Taipa) e até à meia-noite de 01 de fevereiro, o quinto dia do ano novo lunar.

Durante este período festivo muitas outras atividades, desde concertos, a espetáculos de variedades, passando por "workshops" ou feiras tiveram ou vão ter lugar, um pouco por toda a cidade, organizadas por diferentes entidades.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.