Em declarações à agência Lusa, o líder da bancada parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, disse que nos últimos dois anos "por esta altura os professores já saberiam para onde se deslocar", recordando que é a "dia 01 de setembro que eles têm de se apresentar nas escolas".

"Quando chegamos ao dia 30 de agosto não temos ainda disponível, publicado o resultado da colocação dos professores, quer os contratos quer os professores em mobilidade, nós assistimos a um atraso que do nosso ponto vista causa preocupação, vai causar instabilidade na própria vida dos professores e curiosamente não aconteceu nos anos anteriores e, por isso, do nosso ponto de vista também não tem explicação para que tenha acontecido este ano", criticou.

Saiba onde encontrar manuais escolares gratuitos
Saiba onde encontrar manuais escolares gratuitos
Ver artigo

O BE espera assim que "o Governo rapidamente colmate esta lacuna", não ignorando que "esta instabilidade foi desnecessária".

"Temos consciência que hoje é dia 30, do ponto de vista de dias úteis, os professores têm mais um dia útil para se preparar para uma mudança que por vezes é para longe de casa e desse ponto de vista o Governo poderia e deveria ter antecipado a publicação das listas de colocação", sublinhou.

Do ponto de vista informal, Pedro Filipe Soares, adiantou que tem "canais próprios de ligação ao Governo" através dos quais está a "pressionar para que o arranque do ano letivo corra bem e para que a apresentação dos professores pudesse ser feita atempadamente, como aconteceu aliás nos dois últimos anos".

As listas de colocação de professores contratados para o ano letivo 2017-2018 foram o ano passado publicadas a 25 de agosto.

Numa nota então publicada, o Ministério da Educação realçou que a publicação das listas, no portal da Direção-Geral da Administração Escolar, foi antecipada em "cerca de uma semana" face a anos anteriores".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.