Alunos do 2.º ano de 793 escolas realizam hoje um teste intermédio de Língua Portuguesa e na próxima semana um teste de Matemática. Apesar de os testes serem facultativos, aderiram cerca de 80 por cento das escolas.
De acordo com o Ministério da Educação (ME), aderiram à iniciativa 793 escolas e agrupamentos. “Este nível de adesão abrange cerca de 80 por cento do universo de alunos a frequentar o 1.º ciclo”, contou à Lusa fonte do gabinete de imprensa do ministério.
A finalidade principal dos testes é fazer um diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos: “Os resultados contribuem para uma intervenção pedagógica e didática mais eficaz nos 3.º e 4.º anos de escolaridade, podendo ser uma importante ferramenta na prevenção do insucesso no final do 1.º ciclo do ensino básico”, sublinhou o Ministério de Educação em resposta escrita enviada à agência Lusa.
Hoje, os alunos do 2º ano realizam o teste intermédio de Língua Portuguesa e na próxima quarta-feira fazem o de Matemática. Os testes, com a duração de 90 minutos, estão divididos em duas partes de 45 minutos cada, estando prevista uma pausa de meia hora entre as duas partes.
O resultado dos testes intermédios será partilhado com os encarregados de educação e deverá "contribuir para a preparação do ano letivo 2011/2012, dado que os resultados permitirão orientar e regular as aprendizagens dos alunos", explicou o ME.
3 de junho de 2011

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.