Muito embora a mãe seja a estrela do dia do parto (um papel que o bebé não tardará a assumir quando fizer a sua entrada em cena), o Pai também tem uma função importante a desempenhar. Veja algumas formas de se manter envolvido e ser útil no grande dia:

• Apesar de provavelmente já ter a mala pronta há semanas, é boa ideia levar algumas coisas para ele. Sapatos confortáveis, uma camisa lavada e algo para comer é essencial. Uma almofada também não será má ideia, para poder passar pelas brasas em tempos de espera.

• Transfira para o seu companheiro a responsabilidade de guardar os cartões do seguro ou outras informações médicas, para que possa falar com as enfermeiras se surgir alguma questão relacionada com a burocracia no hospital.

• Uma vez na sala de dilatação, a principal função do seu companheiro será a de ajudá-la a manter-se concentrada e descontraída – o processo de trabalho de parto e a expulsão podem prolongar-se por 48 horas. Poderá ter aprendido algumas técnicas de relaxamento tradicionais nas suas aulas de preparação do parto, mas também não tenha receio de “perder as estribeiras”. Se achar que ajuda, peça-lhe que lhe massaje os pés, que a penteie ou que simplesmente lhe segure na mão.

• Peça-lhe que assuma tarefas ou que trate dos assuntos por si. Se precisar de alguma coisa, quer seja uma bebida ou algum medicamento, deixe-o procurar as pessoas certas. De igual modo, se estiver incomodada com alguma coisa – desde estarem demasiadas pessoas na sala até uma enfermeira mais agressiva – peça-lhe que trate dessa questão.

• Deixe que o seu companheiro seja um apoio físico para si. Apoie-se nele para se movimentar, peça-lhe para a ajudar a mudar de posição na cama ou que lhe segure numa perna durante a fase de expulsão.

• Saiba se ele quer cortar o cordão umbilical e tome as devidas medidas junto do seu médico. Muitos pais anseiam pela possibilidade de participar nesta última etapa de receber o bebé neste mundo.

• Actualmente, muitos pais optam por estar presentes na sala de partos – mas nem todos. Onde vai estar quando o seu filho nascer?