Para a maioria das mães, o trabalho de parto demora em média 15 horas, embora seja frequente demorar mais de 20. Mas isso não significa que estará a fazer força o tempo todo. Na verdade, a fase de fazer força do trabalho de parto pode demorar entre alguns minutos e algumas horas.

Veja os principais momentos do processo de nascimento de uma criança:

Primeira etapa
Quando as contracções começam a surgir com intervalos regulares e o colo do útero começa a dilatar, entrou oficialmente em trabalho de parto. Embora este período, a que se chama a fase latente, possa demorar 12 a 24 horas, ou mais, as contracções não são geralmente tão intensas como serão nas fases posteriores. Tente descontrair-se em casa até as contracções se tornarem suficientemente frequentes (normalmente com intervalos de cinco minutos durante uma hora, fale com o seu médico) para se dirigir ao hospital. Quando as contracções se tornam mais frequentes, mais longas e mais intensas, e o colo do útero começa a dilatar mais rapidamente, chegou à fase activa da primeira parte do trabalho de parto. Esta fase pode demorar seis horas ou mais. A última parte da fase activa é designada por período de transição, já que assinala a transição para a segunda etapa do trabalho de parto. Esta é a fase mais intensa do trabalho de parto, com contracções normalmente muito fortes e rápidas – com intervalos dois minutos e meio a três minutos, com uma duração de um minuto ou mesmo um pouco mais. Estas contracções dilatam o colo de útero até 8 a 10 centímetros.

Segunda etapa
Quando o colo do útero está completamente dilatado, tem início a segunda etapa do trabalho de parto: a descida e aparecimento do bebé. Esta é a fase em que tem de “fazer força” e pode durar de minutos a horas. A cabeça do bebé continuará a avançar a cada vez que faz força, até fazer a sua apresentação — quando a parte mais larga da cabeça do bebé é finalmente visível. Depois de sair a cabeça do bebé, o médico aspira a boca e o nariz e vê se o cordão umbilical está enrolado no pescoço. A cabeça vira-se então para o lado, com os ombros a rodar no interior da pélvis para assumir a posição de saída. Com a contracção seguinte, dir-lhe-ão para fazer força para os ombros saírem, um de cada vez, seguidos de todo o corpo.

Terceira etapa
A etapa final do trabalho de parto começa imediatamente após o nascimento do bebé e termina com a expulsão da placenta. As contracções da terceira etapa são relativamente moderadas.

SUGESTÃO

Veja uma descrição mais detalhada sobre o que sentirá em cada etapa do trabalho de parto.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.